Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95284
Title: A construção de taxonomia a partir das palavras-chave de documentos acadêmicos: um estudo na temática da política do ambiente
Authors: Silva, Fernanda Daniel da
Orientador: Borges, Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques
Maculan, Benildes Coura Moreira dos Santos
Keywords: Taxonomia; Política do ambiente; ISO 25964 (2011; 2013); Sistemas de organização do conhecimento
Issue Date: 28-May-2021
Abstract: A taxonomia é um sistema de organização do conhecimento que possibilita organizar, de forma sistemática, itens de informação em ambientes digitais, a fim de possibilitar aos utilizadores dos sistemas de informação aceder à informação e recuperá-la com rapidez e eficácia. Na atualidade a temática da política do ambiente se torna cada vez mais pertinente e discutida na sociedade, tendo em vista minimizar os impactos nocivos do ser humano no planeta. O objetivo deste estudo foi propor uma taxonomia de domínio para a área temática da política do ambiente, visando maior harmonização da representação da terminologia e, assim, auxiliar pesquisadores e profissionais da informação na recuperação da informação sobre o domínio. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura para compor o referencial teórico-metodológico que incluiu conceitos de organização do conhecimento, os sistemas de organização do conhecimento, com destaque para a taxonomia, descrevendo as suas características, tipologias, modelagem e metodologias de construção do instrumento. A abordagem metodológica escolhida é qualitativa, de natureza exploratória e aplicada, e o método de construção da proposta da taxonomia monohierárquica teve por base a norma ISO 25964 (2011; 2013), utilizando as palavras-chave encontradas nos resumos de teses de doutoramento que tratam sobre esse domínio. Os resultados demonstraram a dificuldade de usar as palavras-chave dos documentos analisados, uma vez que seus autores e gestores dos repositórios parecem desconhecer e/ou desconsiderar as normas de padronização da apresentação de resumos e palavras-chave, e da necessidade do uso de um vocabulário controlado para a determinação das palavras-chave. Como contribuições da pesquisa destaca-se, no âmbito da organização do conhecimento, a descrição da metodologia de construção de taxonomias que pode ser usada para a construção de instrumentos para outras áreas específicas do conhecimento.
Description: Tese no âmbito do Doutoramento em Ciência da Informação, apresentada ao Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95284
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FLUC Secção de Informação - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese - Fernanda Silva 22-06.pdf5.17 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

408
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

623
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.