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Title: Das Perceções dos Diferentes Intervenientes Educativos acerca das Atividades Laboratoriais nas Escolas do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste às Conceções e Práticas dos Professores de Física em sala de aula
Authors: Soares, Teodoro
Orientador: Barreira, Carlos Manuel Folgado
Keywords: Políticas educativas em Timor-Leste; Education Policies in East Timor.; Plano curricular do ESG; Atividades laboratoriais; Direções de escolas; Conceções e práticas dos professores; Formação dos professores; Materiais didáticos; Infraestruturas escolares; GSE Curricular Plan; Laboratorial Activities; School Administration; Conception and Teachers’ practices; Teachers’ Formation; Teaching Materials; School Infrastructures
Issue Date: 20-Apr-2021
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A implementação do plano curricular do Ensino Secundário Geral (ESG) exige as condições necessárias nomeadamente as infraestruturas das escolas adequadas e a eficácia da organização escolar, professores qualificados e os recursos educativos. Este currículo sugere também um conjunto de Atividades Laboratoriais (AL) que deverão ser realizadas pelos professores de física. O sucesso da implementação destas atividades depende das conceções que os professores têm e das condições fatuais que existem nas escolas do ESG. Esta investigação tem por objetivos principais investigar as perceções dos diretores acerca das AL desenvolvidas nas escolas do ESG em Timor-Leste, bem como as conceções e práticas dos professores no ensino de física na sala de aula no contexto da implementação do plano curricular do ESG. Para alcançar estes objetivos foram efetuados vários estudos: um estudo documental que envolveu a análise das legislações da República Democrática de Timor-Leste (RDTL), dos programas do governo e de 94 planificações dos professores de física; um estudo de inquérito por entrevista semi-estruturada com três guiões - um para o Ministro da Educação, Diretor Geral e um para os dez Diretores das escolas e outro para seis professores de física; um estudo de inquérito por questionário; e, também, o recurso à observação estruturada nas dez escolas do ESG. Neste sentido, foi elaborado para o efeito “o questionário de conceções e práticas dos professores de física relativamente às atividades laboratoriais (QCPPFAL)” e aplicado aos noventa e quatro professores de física nas escolas do ESG em todo território de Timor-Leste. Podemos concluir, em termos da política do governo sobre o desenvolvimento das AL, que esta é definida quer através da Constituição da República democrática de Timor-Leste, na resolução n.º 3/2007 que aprova a política nacional da educação, da lei de bases da educação n.º 14/2008, quer no âmbito do decreto-lei n.º 47/2011, que aprova o plano curricular do ESG e o respetivo regime de implementação. Em relação à implementação do plano curricular e desenvolvimento das AL, quer o Ministro da Educação, o Diretor Geral, os Diretores das escolas, quer a maioria dos professores de física, consideram que este documento segue atualmente as mesmas orientações adotadas em Portugal, e, por isso, possuem expectativas positivas, considerando que as componentes/disciplinas/temáticas estão adequadas à lei de bases da educação, uma vez que a componente de ciências e tecnologias é importante para o desenvolvimento do ESG. No entanto, argumentam que os professores não conseguem implementar as AL devido à falta de laboratórios, materiais e/ou equipamentos modernos, sobretudo nas escolas públicas, e também à falta de formação, opinião, em parte, corroborada pelos professores. Relativamente às condições dos materiais e/ou equipamentos existentes nas escolas do ESG, todos intervenientes, incluindo, os professores de física consideram que as escolas têm acesso aos materiais didáticos aquando do início da implementação do plano curricular. Mesmo assim, o Ministério da Educação (ME) e o Diretor Geral (DG) apresentaram dificuldades em adquirir os materiais e/ou equipamentos de laboratório para todas escolas do ESG, tendo sido confirmado pelos diretores das escolas e pelos professores, que estes recorriam, muitas vezes, a materiais simples para a implementação das AL, optando, sobretudo, pela demonstração como forma mais eficaz de ensino, uma vez que os alunos gostam das atividades realizadas pelos professores. Por outro lado, existe uma correlação positiva, mas fraca, entre as atitudes e as condições fatuais relativamente ao desenvolvimento das AL nas escolas do ESG, o que quer dizer que existem outros fatores que influenciam o sucesso da implementação das AL nas escolas do ESG. A análise das planificações mostrou que existe um número reduzido de professores que inclui as AL como abordagem do ensino, sendo este facto também comprovado nas observações em sala de aula. Portanto, a inexistência de laboratórios de ciências bem equipados e com materiais necessários, bem como a falta de formação adequada de professores, são consideradas as maiores dificuldades encontradas pelos professores e alunos na implementação das AL nas escolas do ESG.
The Curriculum Plan of the General Secondary School Education (GSE) implementation demands the necessary conditions, namely proper school infrastructures and the efficacy of the school organization, qualified teachers and educational resources. This curriculum also suggests a set of laboratorial activities (LA) that should be performed by the physics teachers. The success of the implementation of these activities depends on the teacher´s conceptions and the factual conditions that exist in the GSE schools. The main purpose of this investigation is to investigate the Director´s perceptions about the LA carried out in the GSE schools in East Timor, as well as the teacher´s conceptions and practices in physics’ lectures in the class room, regarding the implementation of the GSE curricular plan. In order to achieve this goals several studies have been carried out: A documental study, which involved the analysis of the legislation of the Democratic Republic of East Timor (DRET), the governmental programmes and 94 planifications of Physics teachers; a survey by semi-structured interview with three scripts – one for the Ministry of Education, General Director and one for the ten school principals and another one for six Physics Teachers; a survey by enquiry; and also, resorting to a structured observation of the ten GSE schools. Regarding this matter, the “survey of concepts and practices by the physics’ teachers regarding the laboratorial activities (SCPPTRLA) was elaborated, and applied to the 94 physics’ teachers in the GSE schools in all East Timor territory. It is defined in terms of government policies about the LA’s development, as defined in the Constitution of East Timor Democratic Republic, in the resolution number 3/2007, which approves the national education policy of the Basic Law of Education number 14/2008, and also in the Law Decree number 47/2011, that approves the GSE’s curricular plan as well as its implementation regime. Regarding the implementation of the curricular plan and the development of the LA, the Minister of Education as well as de General Director, the School Directors and most of the Physics’ Teachers, consider that this document follows the same orientations implemented in Portugal, and, because of that, have positive expectations, considering that the components/subjects/themes are suited to the Basic Law of Education, hence the Science and Technology component is important for the GSE’s development. Nevertheless, they claim that the Teachers cannot implement the LA due to the lack of laboratories, material and/or modern equipment, especially in public schools, and also because of the lack of formation, opinion which is supported by the Teachers. Regarding to the conditions of the material and/or equipment existing in the GSE Schools, all parts, including the Physics’ Teachers, consider that the Schools have access to the Learning Materials when the implementation of the Curricular Plan starts. Even so, the Ministry of Education and the General Director presented difficulties in acquiring the materials and/or Laboratorial equipment for all the GSE Schools. This was corroborated by the School Directors and the Teachers who resorted to more simple materials for the implementation of the LA many times, choosing mainly demonstration as a more effective way of teaching, considering that the students enjoy the activities performed by the Teachers. Moreover, there is a positive correlation, although weak, between the attitudes and factual condition relatively to the LA development in the GSE Schools. This means that there are other factors influencing the success of the LA implementation in the GSE Schools. The analysis of the planifications showed that there is a very small number of Teachers that include the LA as a teaching approach, corroborated by the observations in the class rooms. Therefore, the lack of well-equipped scientific laboratories with necessary materials, as well as the lack of proper formation for the Teachers, are considered the main difficulties found by the Teachers and Students in the implementation of LA in the GSE Schools.
Description: Tese de Doutoramento na área das Ciências da Educação e Especialidade de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/95273
Rights: openAccess
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