Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95254
Title: Redes sociais no apoio à decisão: Um modelo de análise para contextos específicos
Authors: Freire, Maria Manuela de Sousa
Orientador: Costa, João Paulo Faria de Oliveira e
Antunes, Francisco
Keywords: redes sociais online; apoio à decisão; social network analysis; discurso web; análise semântica; análise de dados
Issue Date: 9-Mar-2021
Abstract: As redes sociais online (RSO) possibilitam, sem inquirir ninguém, recolher informação das opiniões e experiências de um vasto conjunto de pessoas. Dado que a comunicação e a interação social são importantes para apoio à decisão, a análise das RSO e dos seus conteúdos desempenham um papel importante em todo esse processo. Os dados produzidos nas RSO são de uma riqueza tal, que permitem compreender o comportamento online e monitorizar tendências sociais para o apoio à decisão. Compreender as interações sociais e como podem apoiar a tomada de decisões representou a principal motivação deste trabalho. Nele foram focados os aspetos importantes da teoria dos grafos e das técnicas da social network analysis (SNA), bem como a sua utilização para apoio à decisão. Propôs se um modelo para apoiar e otimizar as etapas do processo de análise de dados das RSO. A sua estrutura divide se em três fases: (1) extração de dados; (2) processamento de dados; (3) interpretação e processamento semântico. A implementação do modelo foi feita com recurso a software de utilização comum, técnicas da SNA para visualização das redes e cálculo de métricas e técnicas de processamento de linguagem natural (PLN), tais como data mining e text mining, data cleaning, entre outras. O modelo integrou uma graph database que organizou os dados em formato grafo e para explorar e estudar as RSO combinaram se duas perspetivas diferentes: (1) as interações sociais, que dependem das ligações entre utilizadores que difundem a informação; (2) os diálogos do discurso web baseados na análise semântica dos textos, que dependem do conteúdo da informação que é transmitida. Com a conjugação destas duas perspetivas analisaram se os três níveis que caraterizam o discurso web: (1) as interações entre utilizadores (user vs user); (2) utilizado e mensagem(s) (user vs post); (3) mensagem(s) e conceito(s) (post vs concept). O objetivo principal foi ligar uma mensagem (post) a um utilizador e, por sua vez, um conceito a um post, para saber quem disse o quê. A análise dos dados semânticos teve como finalidade responder às questões e aos problemas de decisão de um contexto organizacional específico. Foram usados dados reais recolhidos do Facebook, em quatro estudos de caso, para mostrar a aplicabilidade do modelo, aos quais se aplicaram técnicas da SNA. Em conclusão, os resultados obtidos reforçam que, a extração de informação e conhecimento das interações entre utilizadores de RSO é importante para o apoio à decisão.
Description: Tese no âmbito do Doutoramento em Gestão - Ciência Aplicada à Decisão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95254
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-CAD-Redes sociais no apoio à decisão (MFreire).pdf13.04 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

207
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

235
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.