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Title: A promoção do novo Sistema Internacional de Unidades e a divulgação científica: Como o marketing se insere na disseminação da cultura metrológica
Authors: Coelho, Aline de Oliveira
Orientador: Martins, Décio Ruivo
Fiolhais, Carlos
Jurberg, Claudia
Keywords: divulgação científica; marketing científico; metrologia; Sistema Internacional de Unidades; Inmetro; PTB; NPL; IPQ; BIPM
Issue Date: 11-Nov-2020
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esse trabalho analisa a evolução no conceito de divulgação científica, abordando o uso de novas ferramentas de marketing dentro de instituições como os Institutos Nacionais de Metrologia (INM). A Redefinição do Sistema Internacional de Unidades (SI), aprovada em 2018, mostrou-se um ponto de partida perfeito para tal empreitada, uma vez que mobilizou os INM para uma inédita campanha conjunta de divulgação dessas mudanças, juntamente com os demais associados ao Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM). Para tanto, realizamos um estudo de caso envolvendo os institutos nacionais de Brasil, Portugal, Alemanha e Reino Unido, que partilham a missão de disseminação da cultura metrológica e das informações acerca SI. Foram objeto de análise suas origens e relações históricas, assim como de sua atuação na referida campanha – levando em conta as suas estruturas organizacionais, estratégias e históricos. Para melhor compreensão de todo o contexto científico e tecnológico envolvido nesse estudo, faz-se necessário abordar a evolução das medições – e sua ciência correlata, a metrologia. Outro conceito básico é o de divulgação científica e aqueles a ele relacionados, como comunicação e jornalismo científico, até chegar ao mais recente – o marketing científico, que agrega ferramentas de marketing como o storytelling e recursos tecnológicos à missão de interagir de forma cada vez mais direta e eficiente ao público. Além de analisar e relacionar informações, um dos propósitos desta tese é apresentar boas práticas – avaliadas pelos próprios institutos – para embasar instituições científicas e tecnológicas em geral nos novos desafios de comunicação com seus públicos de interesse, satisfazendo às demandas de divulgação, além dos interesses externos por produção, informação e educação.
This work analyses the evolution of the concept of scientific outreach, addressing the use of new marketing tools within institutions such as the National Metrology Institutes (NMI). The Redefinition of the International System of Units (SI), approved in 2018, proved to be a perfect starting point for this research, since it mobilized the NMI for an unprecedented joint campaign to disseminate these changes, together with the other members of the International Bureau of Weights and Measures (BIPM). To this purpose, we conducted a case study involving the national institutes of Brazil, Portugal, Germany and the United Kingdom, which share the mission of disseminating the metrological culture and information on the SI. Their origins and historical relations were analysed, as well as their performance in this campaign - taking into account their organizational structures, strategies and history. For a better understanding of the entire scientific and technological context involved in this study, it is necessary to address the evolution of measurements - and its related science, metrology. Another basic concept is that of scientific disclosure and those related to it, such as communication and scientific journalism, until the most recent - scientific marketing, which adds marketing tools such as storytelling and technological resources to the mission of interacting in an increasingly direct and efficient way to the public. In addition to analysing and relating information, one of the goals of this thesis is to provide inputs and present good practices - evaluated by the institutes themselves - to base scientific and technological institutions in general on the new challenges of communication with their audiences of interest, satisfying the demands for disclosure, in addition to the external interests for production, information and education.
Description: Tese no âmbito do Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica, apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar de Coimbra da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95205
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
IIIUC - Teses de Doutoramento

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