Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95106
Title: Desenvolvimento Positivo de Carreira na Adolescência: O papel dos interesses e dos valores relativos ao trabalho na adaptabilidade de carreira.
Other Titles: Positive Career Development in Adolescence: The role of interests and work values in career adaptability.
Authors: Neto, Abal Oliveira Magalhães
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Keywords: Desenvolvimento positivo de carreira; Adolescência; Interesses; Valores; Adaptabilidade; Positive career development; Adolescence; Interests; Values; Adaptability
Issue Date: 26-Feb-2021
Serial title, monograph or event: Desenvolvimento Positivo de Carreira na Adolescência: O papel dos interesses e dos valores relativos ao trabalho na adaptabilidade de carreira.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O desenvolvimento positivo de carreira é uma área de estudo que engloba diversos conceitos e várias contribuições teóricas, assumindo um elevado nível de boa interdisciplinaridade. Na infância e na adolescência, no entanto, existe pouca investigação sobre esta temática, em especial sobre temas relativos a interesses vocacionais e competências percebidas, valores relativos a trabalho e adaptabilidade de carreira, dimensões que contribuem para a colocação dos jovens em trajetórias de carreira saudáveis. Nesse sentido, o projeto agora apresentado propõe uma investigação em uma amostra portuguesa de estudantes a frequentarem o 3º ciclo do ensino básico para validar uma escala de valores, bem como compreender a relação entre esses e os interesses vocacionais e, ainda, o seu impacto nas dimensões da adaptabilidade de carreira. Propõe-se a utilização de um questionário sociodemográfico, para recolher informação sobre variáveis sociodemográficas pertinentes, e as escalas ICA-R (Inventory of Children’s Activity - Revised), para avaliar interesses, a CAAS (Escala sobre Adaptabilidade de Carreira), para avaliar as dimensões da adaptabilidade de carreira, e a escala de Hirschi para avaliar os valores relativos ao trabalho. Recorrendo a procedimentos de estatística multivariada, serão testadas as hipóteses formuladas. Infelizmente, com o encerramento das escolas para atividades não letivas, em virtude do contexto pandémico, não foi possível realizar o trabalho de investigação pretendido, sendo apenas possível efetuar um estudo exploratório sobre a dimensionalidade da escala de Hirschi sobre valores relativos ao trabalho em Portugal.
Positive career development is a field of study that encompasses a diverse range of concepts and many theoretical contributions, assuming a high degree of exchange between fields. In infancy and adolescence, however, few studies exist for this area, especially about themes related to vocational interest and perceived competences, work values and career adaptability, dimensions that contribute in setting children and adolescents in healthy career trajectories. In this sense, the present project propose a study on the context of middle school, with a portuguese sample (7th grade to 9th grade; Portugal’s 3rd cicle of basic education), to validate a work values scale, as well as to understand the relationship between work values and vocational interests, as well as their impact on the career adaptability dimensions. A sociodemographic questionnaire, to collect information regarding relevant sociodemográfic variables, the ICA-R (Inventory of Children’s Activity - Revised), to assess vocational interests, the CAAS (Career Adapt-Ability Scale), to assess career adaptability dimensions, and the work values scale, proposed by Hisrchi, will be proposed for application. Relying on multivariate statistical procedures, the formulated hypotheses will be tested. Unfortunately, with the closing of schools for non academic purposes due to social distancing measures, it was not possible to fulfill the complete study, being only possible to accomplish the exploratory study regarding the dimensionality of the work values scale in Portugal.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/95106
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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