Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95094
Title: Psicoterapias para a Compra Compulsiva e a sua Aplicabilidade nas Organizações: Scoping Review
Other Titles: Psychotherapies for Compulsive Buying and their Aplicability in Organizations: Scoping Review
Authors: Carreira, Rui Miguel Passadouro
Orientador: Carvalho, Carla Maria Santos
Castro, Maria José Rodrigues Felício de Moura e
Costa, Paulo Jorge dos Santos
Keywords: psicologia das organizações; compra compulsiva; scoping review; psicoterapia; organizational psychology; compulsive buying; scoping review; psychotherapy
Issue Date: 28-Feb-2020
Serial title, monograph or event: Psicoterapias para a Compra Compulsiva e a sua Aplicabilidade nas Organizações: Scoping Review
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: As alterações sociais e culturais, motivadas por um maior destaque da sociedade de consumo, têm-se traduzido em aumentos de patologias associadas à aquisição, como é o caso da compra compulsiva. Contudo, a evidência existente reportada na literatura para este fenómeno encontra-se dispersa. Este trabalho pretende mapear e identificar as intervenções psicológicas disponíveis, exclusivamente, para a compra compulsiva e descrever quais as suas características. Para tal, recorreu-se à metodologia scoping review proposta pelo Joanna Briggs Institute. De um total de 1.454 findings, e após a sua análise, identificaram-se seis findings que iam de encontro à questão de revisão. A maioria inclui uma abordagem grupal cognitivo-comportamental aplicada ao longo de 12 sessões com frequência semanal. Todos os findings apresentaram intervenções com populações exclusivamente do sexo feminino.Todavia, os referenciais teóricos e métodos utilizados no desenvolvimento das intervenções encontradas não foram reportados pelos seus autores. As estratégias encontradas, pelas suas características, não apresentam um potencial de replicação em diferentes tipos de organizações, pois focam-se no tratamento de distúrbios em fase avançada.Em conclusão, este mapeamento é um ponto de partida para o desenvolvimento de uma revisão sistemática de efetividade que pretenda informar profissionais da psicologia das organizações sobre as melhores evidências disponíveis relativamente ao potencial terapêutico de intervenções psicológicas no tratamento de pessoas com compra compulsiva.Adicionalmente, emerge deste trabalho a necessidade de elaborar estudos primários robustos focados, também, no desenvolvimento e implementação de intervenções do foro preventivo que possam ser aplicadas nos diversos contextos organizacionais.
Sociocultural changes, motivated by a stronger manifestation of consumerism, have originated higher numbers of buying-related pathologies, such as compulsive buying.However, evidence of this phenomenon is scattered in the scientific literature. This paper aims to map and identify the psychological interventions that are available to treat compulsive buying, as well as to describe its main characteristics. In order to achieve this, the scoping review methodology (as proposed by the Joanna Briggs Institute) was used.After the analysis of 1.454 findings, a total of six findings have been found that match the subject of this revision. The majority of the interventions found are based on a cognitive-behavioural group approach, applied throughout the course of 12 weekly sessions. All the findings reported interventions that were implemented with female participants. However, none of the authors reported if a theoretical framework or method was followed during the development of the found interventions. Furthermore, the interventions found do not show the potential to be replicated across different types of organizations, since they were focused on the treatment of people at an advanced stage of the disorder.In conclusion, this review constitutes a starting point for the development of a systematic review of effectiveness aiming to inform organizational psychologists of the best available evidence on the potentially therapeutic effect of psychological interventions that wish to treat people with compulsive buying disorder. Furthermore, this review highlights the need to undertake more robust primary studies that focus, as well, on the development of preventive interventions that can be implement across different organizational settings.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/95094
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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