Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94973
Título: O estudo das memórias traumáticas e a sua associação com sintomatologia psicopatológica na população geral
Outros títulos: The study of traumatic memories and their association to psychopathology in the general population
Autor: Almeida, Patricia Marreiros de
Orientador: Paixão, Rui Alexandre Paquete
Palavras-chave: Memórias traumáticas; Psicopatologia; População geral; Stress; Trauma; Traumatic memories; Psychopathology; General population sample; Stress; Trauma
Data: 10-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: O estudo das memórias traumáticas e a sua associação com sintomatologia psicopatológica na população geral
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: As memórias traumáticas e o papel que desempenham na vida das pessoas tem sido alvo de interesse de inúmeras investigações ao longo dos anos. Desde estudos que avaliam as características fundamentais deste tipo de memórias até ao processo de esquecimento, envolvendo amostras clínicas (ex-combatentes de guerra e vítimas de abusos físicos, principalmente) ou amostras da população geral, o objetivo prendeu-se sempre com a compreensão do funcionamento destas memórias. Como tal, o intuito desta investigação é estudar a relação entre as memórias traumáticas e certos distúrbios psicológicos, tendo em conta a perceção observada destas variáveis numa amostra da população geral. Através de um protocolo de investigação constituído pelo IES-R (Escala do Impacto do Acontecimento - Revista), o CES (Escala da Centralidade do Acontecimento), o PCL-V (Posttraumatic Stress Disorder Checklist for DSM-V), o EADS-21 (Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress), o PSS-10 (Escala de Stress Percecionado), e o EDE-Q (Eating Disorder Examination – Questionnaire) foram avaliados 100 sujeitos adultos (69 do sexo feminino e 31 do sexo masculino) com idade igual ou superior a 18 anos. Os resultados obtidos a partir de uma estatística correlacional demonstram uma influência positiva do conceito de centralidade e impacto do acontecimento nas memórias traumáticas, bem como uma relação também positiva destas memórias com alguns distúrbios psicológicos. Verificou-se, também, que o stress constitui o preditor mais significativo das memórias traumáticas, facto que deverá ser aprofundado em investigações futuras.
Traumatic memories and the role they play in a person’s life has been a target of interest of many studies throughout the years. From studies addressing the main characteristics of traumatic memories to the process of forgetting them, involving clinical samples (mostly ex-veterans of war and victims of physical abuse) or samples of general population, the main goal was always to understand how this type of memories work. As such, this research pretends to investigate the relation between traumatic memories and certain types of psychological disorders, taking into account what was observed through a sample of the general population with these variables. From a research protocol entailing the IES-R (Escala do Impacto do Acontecimento-Revista), the CES (Escala da Centralidade do Acontecimento), the PCL-V (Posttraumatic Stress Disorder Checklist for DSM-V), the EADS-21 (Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress), the PSS-10 (Escala de Stress Percecionado) and the EDE-Q (Eating Disorder Examination – Questionnaire) were evaluated 100 adult subjects (69 female and 31 male) with age equal or superior to 18 years old. The results obtained through statistical correlations show that the concept of centrality and the impact of the event had a positive influence in traumatic memories, as well as a positive relation between these memories and some psychological disorders. It was also found that stress has the most influence in traumatic memories, which is a fact that should be further analyzed in future researches.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94973
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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