Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94961
Título: Dinamização de Atividades no Agrupamento de Escolas da Benedita com Recurso a Dispositivos Móveis
Outros títulos: Streamlining Activities in Benedita's School Group Using Mobile Devices
Autor: Batista, Cátia Sofia Inácio
Orientador: Carvalho, Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de
Palavras-chave: Aplicações Interativas; Dispositivos Móveis; Autoavaliação de Escolas; Questionários de Satisfação; Interactive Applications; Mobile Advices; School Self - Assessment; Satisfaction Questionnaires
Data: 15-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Dinamização de Atividades no Agrupamento de Escolas da Benedita com Recurso a Dispositivos Móveis
Local de edição ou do evento: Agrupamento de Escolas da Benedita
Resumo: Este relatório apresenta as atividades realizadas no Agrupamento de Escolas da Benedita no âmbito do estágio curricular para a obtenção do grau Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Iniciado em setembro de 2018, e findado em junho de 2019, o estágio curricular dividiu-se em três fases: Desenvolvimento de aplicativos para os computadores da Biblioteca e dinamização de atividades na Biblioteca para ocupação de tempos livres dos alunos; Dinamização de Temas livres para os alunos do 5º ano e do 6º ano integrados na componente letiva, tendo-se utilizado materiais pedagógicos, como vídeos educativos e aplicativos interativos, sobre vários temas: “Sismos”, a “A Sociedade Ponto Verde”, “Estudo do meio” e “Matemática”; e a terceira fase incidiu sobre a Aplicação dos Questionários de Satisfação, que fazem parte dos instrumentos de autoavaliação do Agrupamento, aos alunos do 4º ano e aos alunos do 5º ano e do 6ºano nas diversas escolas do Agrupamento. O presente relatório aborda a utilização de apps e dispositivos móveis em contexto educativo, referindo as suas mais-valias para os alunos e também a resistência por parte dos professores em se envolverem nas novas tecnologias. O enquadramento teórico também aborda o processo de Autoavaliação de Escolas, e os instrumentos de avaliação que fazem parte desse mesmo processo.
This report presents the activities carried out at the Benedita School Group during the curricular internship to obtain the Master of Sciences Education degree from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. Beginning in September 2018, and ending in June 2019, the curricular internship was divided into three phases: Development of applications for Library computers and promotion of activities in the Library for students' free time occupation; Presentation of free themes for 5th and 6th grades students integrated in the teaching component. Several materials were used, such as educational videos and interactive applications, on various topics like: “Earthquakes”, “The Green Point Society”, “Sciences” and “Mathematics”; and the third phase focused on the application of the Satisfaction Questionnaires, which are part of the School Group self-assessment tools, to 4th, 5th and 6th grade students in the various schools of the Grouping. This report addresses the use of apps and mobile devices in an educational context, highlighting their added value to students and also the resistance of teachers to engage in new technologies. The theoretical framework also addresses the process of Self-Assessment of Schools, and the assessment instruments that are part of this same process.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94961
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final- Cátia Batista- out 2019.pdf2.18 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

103
Visto em 16/abr/2024

Downloads

115
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons