Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94949
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dc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
dc.contributor.authorPinho, Cristiana da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-13T22:10:31Z-
dc.date.available2021-05-13T22:10:31Z-
dc.date.issued2019-10-22-
dc.date.submitted2021-05-13-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94949-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA Dislexia de Desenvolvimento (DD) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por dificuldades na precisão e/ou fluência na leitura de palavras e uma reduzida competência ortográfica. As dificuldades na leitura resultam primariamente de um défice no processamento fonológico e noutras funções neurocognitivasespecíficas e podem levar a um desempenho substancialmente menor do que o esperado de acordo com a idade cronológica (APA, 2014; Moura, Simões & Pereira, 2013; Moura, 2011; Fletcher, 2009; Rose,2009). Com a presente investigação pretende-se analisar as alterações neuropsicológicas envolvidas no processo de leitura das crianças com dislexia, recorrendo, assim, a uma metodologia comparativa que analisao fenótipo neuropsicológico e o desempenho na leitura por um grupo de crianças diagnosticadas com Dislexia de Desenvolvimento e um grupo de controlo, constituído por crianças com baixo desempenho na leitura. Ambos os grupos foram avaliados na consulta de Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação do Centro de Prestação deServiços à Comunidade, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.A presente investigação pretende analisar o perfilneuropsicológico e as especificidades no processo de leitura das crianças comDislexia do Desenvolvimento (DD) e nas crianças com um baixo desempenhona leitura (poor reading). Para o efeito, recorreu-se a uma metodologiacomparativa do perfil neurocognitivo e do desempenho na leitura tendo comoreferência um grupo de 58 crianças diagnosticadas com DD e um grupo decontrolo, constituído por 58 crianças com baixo desempenho na leitura e coma mesma idade de leitura mas que não atendiam aos critérios de diagnósticodefinidos para a DD. Foi aplicado um protocolo de Avaliação Psicológicapreviamente definido e que integra provas intelectuais, neuropsicológicas epsicolinguísticas e de desempenho na leitura. Em termos epidemiológicosrefere-se que entre 20 e 25% das crianças em idade escolar apresentamproblemas de leitura, mas só cerca de 5% podem ser consideradas disléxicas.Perguntamos, então, em que é que se distinguem essas crianças? Após otratamento estatístico é possível concluir que, efetivamente, se encontramdiferenças no perfil neuropsicológico dos dois grupos, mas que não seencontram essas diferenças aquando da análise qualitativa do processo deleitura. Estes resultados, ainda que retirados de uma amostra de pequenasdimensões, e por isso relativizados, deverão conduzir ao debate em torno doscritérios de diagnóstico e, mais do que isso, poderão levar a questionar aexistência da DD como um quadro nosográfico independente.por
dc.description.abstractDevelopmental Dyslexia (DD) is a neurodevelopment disorder characterized by difficulties in accuracy or fluency in reading and reduced ortographic competence. Learning disabilities result primarily from a deficit in phonological processing and other neurocognitive functions can lead to substantially lower performancethan expected according to chronological age (APA, 2014;Moura, Simões & Pereira, 2013; Moura, 2011; Fletcher, 2009; Rose,2009).The present investigation intends to analyze the changes neuropsychological disorders involved in the reading process of children with dyslexia, using a comparative methodology that analyzes neuropsychological phenotype and reading performance in a group of children diagnosed with Developmental Dyslexia and one control group of children with reading problems (poor reading). Both groups were evaluated at the Assessment visit.Psychological Counseling and Rehabilitation Center Community Services in Faculty of Psychology and Science ofEducation of the University of Coimbra.The present research aims to analyze the changes in thereading of children with developmental dyslexia and in children with poorreading performance. A comparative methodology of neurocognitive profileand reading performance was used by a group of 58 children diagnosed withdevelopmental dyslexia and a control group composed of 58 children withpoor reading performance at the same reading age. The PsychologicalAssessment protocol was applied to the specific learning difficulties ofreading. Between 20 and 25% of school-age children have reading problems,but only 5% can be considered dyslexic. So, how are these childrendistinguished? After the statistical treatment it’s possible to conclude that, infact, exists differences in the neuropsychological profile between the twogroups, which leads to a review of the diagnosis criteria of DevelopmentalDyslexia and the possibility of an independent nosographic diagnosis.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectDislexia do Desenvolvimentopor
dc.subjectdificuldades na leiturapor
dc.subjectpoor readingpor
dc.subjectfenótipo neuropsicológicopor
dc.subjectdevelopmental dyslexiaeng
dc.subjectLearning disabilitieseng
dc.subjectpoor readingeng
dc.subjectneuropsychological phenotypeeng
dc.titleCrianças com Dislexia e crianças com problemas de leitura (poor reading): Análise Diferencialpor
dc.title.alternativeChildren with Dyslexia and children with reading problems (poor reading): diferential analysiseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleCrianças com Dislexia e crianças com problemas de leitura (poor reading): Análise Diferencialpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202716716-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPinho, Cristiana da Silva::0000-0002-7484-1238-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSilva, José Manuel Tomás-
uc.degree.elementojuriPereira, Marcelino Arménio Martins-
uc.degree.elementojuriFestas, Maria Isabel Ferraz-
uc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1468-2124-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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