Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94919
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dc.contributor.advisorPinho, Maria Salomé Ferreira Estima-
dc.contributor.authorFerreira, Daniela Filipa Oliveira-
dc.date.accessioned2021-05-13T22:00:28Z-
dc.date.available2021-05-13T22:00:28Z-
dc.date.issued2019-10-29-
dc.date.submitted2021-05-13-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94919-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO efeito do contágio social poderá ser um inimigo de depoimentos legais, tornando-os duvidosos, na medida em que pode perpetuar a presença de memórias falsas em testemunhas previamente expostas a informação errada sobre o evento em questão. O presente estudo exploratório pretende iniciar a discussão sobre este aspeto no contexto forense em Portugal. Através do Paradigma do Contágio Social (PCS), 70 jovens, entre os 15 e os 19 anos, foram expostos a informação enganosa sobre duas cenas típicas de uma casa (quarto e secretária), com o objetivo principal de se obter o efeito do contágio social. A informação enganosa provinha da apresentação de dois protocolos de contágio de participantes hipotéticos (credível versus não credível), contendo cada protocolo quatro itens pertencentes a cada cena, sendo dois de expetativa elevada e dois de expetativa baixa, e dois itens de contágio (um de expetativa elevada e outro de expetativa baixa). Foi encontrado um efeito significativo do contágio social, isto é, os jovens incorporaram, na memória das cenas apresentadas, respostas do participante hipotético. Ademais, conclui-se que, de entre os dois tipos de protocolos de contágio, o apresentado como credível teve maior impacto nos participantes. Os itens mais frequentemente evocados foram os de expetativa baixa, ao contrário do esperado. Não foram encontradas relações significativas entre os principais resultados do contágio social e o autoconceito e a desejabilidade social dos participantes. Considera-se imperativo averiguar o efeito do contágio social no âmbito do processo de análise dos depoimentos obtidos em contexto legal. As consequências específicas deste efeito e os métodos para diminuir o seu impacto são questões ainda por explorar.por
dc.description.abstractThe social contagion effect may be an enemy of legal testimonies, making them doubtful,as it may perpetuate the presence of false memories in eyewitnesses, who have beenpreviously exposed to misinformation on the event. The aim of the present exploratorystudy is to start a discussion about this subject, in the Portuguese forensic context. Throughthe Social Contagion Paradigm (SCP), 70 young adults, ages between 15 and 19 years old,were exposed to misinformation about two household scenes (bedroom and desk), in orderto attain the social contagion effect. The misinformation originated from two hypotheticalsubjects/confederates’ contagion protocols (credible versus non credible), each protocolcontaining four itens from each scene presented, two of high-expectancy and two of lowexpectancy,and two contagion itens (one of high-expectancy and one of low-expectancy).We found a significant effect of social contagion, which meant adolescents hadincorporated in their own memory of the presented scenes the hypotheticalsubject/confederate’s answers. Furthermore, we concluded that, from the two types ofcontagion protocols, the one described as credible had a major impact on participants.Contrary to expectations, the most frequently remembered items were low-expectancyitems. There were no significant relations between the main results of the social contagionand the self-concept and social desirability of the participants. We consider as imperativeto ascertain the social contagion effect in the scope of legal testimonies’ analysis process.Specific consequences of this effect and methods to lessen its impact are yet to be explored.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectmemórias falsaspor
dc.subjectparadigma do contágio socialpor
dc.subjectefeito do contágio socialpor
dc.subjectautoconceitopor
dc.subjectdesejabilidade socialpor
dc.subjectfalse memorieseng
dc.subjectsocial contagion paradigmeng
dc.subjectsocial contagion effecteng
dc.subjectself-concepteng
dc.subjectsocial desirabilityeng
dc.titleInfluência do contágio social na evocação de cenas: Estudo com o paradigma do contágio social mediante dois tipos de protocolos de participantes hipotéticos (credível versus não credível)por
dc.title.alternativeSocial contagion’s influence on scene remembering: A study with the social contagion paradigm through two types of protocols of hypothetical subjects/confederates (credible versus non credible)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleInfluência do contágio social na evocação de cenas: Estudo com o paradigma do contágio social mediante dois tipos de protocolos de participantes hipotéticos (credível versus não credível)por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202716740-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Daniela Filipa Oliveira::0000-0002-7381-1854-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSimões, Mário Manuel Rodrigues-
uc.degree.elementojuriAlberto, Isabel Maria Marques-
uc.degree.elementojuriPinho, Maria Salomé Ferreira Estima-
uc.contributor.advisorPinho, Maria Salomé Ferreira Estima::0000-0001-9786-2819-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9786-2819-
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UC - Dissertações de Mestrado
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