Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94895
Título: O papel do TORVC - O desafio do trabalho à distânci
Outros títulos: The role of TORVC - The challenge of distance work
Autor: Figueiredo, Ana Beatriz Carvalho Silva de Castro e 
Orientador: Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Palavras-chave: Aprendizagem ao Longo da Vida; Educação e Formação de Adultos; Centro Qualifica; TORVC; trabalho à distância; Lifelong Learning; Adult Education and Training; Centro Qualifica; TORVC; distance work
Data: 2-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: O papel do TORVC - O desafio do trabalho à distânci
Local de edição ou do evento: Centro Qualifica da Região de Aveiro
Resumo: As perspetivas sociais e as atitudes em relação a educação e à formação da população adulta sofreram bastantes alterações sendo que na base dessa evolução está a conceção de que a aprendizagem deve ser para todos, contínua e ao longo da vida. É nesse sentido que surge a Educação e a Formação de Adultos, como meio de atender às necessidades desse segmento da população, proporcionando-lhes oportunidades e estratégias para alcançarem o sucesso educativo e formativo e, consequentemente, uma melhor integração e evolução social e profissional. Para uma melhor compreensão da emergência da Educação de Adultos e do conceito de aprendizagem ao longo da vida, é feita uma retrospetiva da sua evolução histórica, uma abordagem dos seus principais marcos e uma síntese da legislação que a suporta e que conduziu às práticas dos dias de hoje. De seguida apresenta-se a caraterização do local de estágio, o Centro Qualifica da Região de Aveiro (CQ-RA), pertencente à AEVA, e uma análise do seu funcionamento e das principais metodologias utilizadas pelos seus profissionais, bem como de todo o trabalho desenvolvido durante os 9 meses de estágio curricular. Por fim, tendo em conta o surgimento da pandemia Covid-19, que provocou transformações a todos os níveis, inclusivamente no contexto da educação e da formação, com a publicação do Decreto-Lei n.º 10-A/2020 de 13 de março, que determinou que a atividade dos Centros Qualifica passava a ser excecionalmente realizada à distância, pretendeu-se perceber qual o real impacto que esta pandemia estava a ter no trabalho das equipas dos Centros e, consequentemente, nos seus resultados. Para tal, foi realizada uma investigação por questionário (online), na qual participaram 33 Centros Qualifica da Região Centro. As conclusões mostram que apesar de os Centros terem mantido a sua atividade à distância, os seus resultados foram efetivamente inferiores em relação ao período pré-pandemia, tanto ao nível das inscrições como das certificações. As principais dificuldades sentidas por parte dos profissionais foram essencialmente no acompanhamento dos candidatos, pelas dificuldades em manter o contacto e pela falta de autonomia e de competências e recursos TIC dos mesmos; na adaptação ao teletrabalho, pela necessidade de utilização de novas ferramentas (digitais) e novos métodos de exposição; e em manter os candidatos motivados, sendo que a falta do contacto presencial teve grande influência neste aspeto.
Social perspectives and attitudes towards education and training of the adult population have undergone many changes throughout history, and the basis of this evolution is the conception that learning should be for everyone, continuous and throughout life. Thus, Adult Education and Training emerges as a means of meeting the needs of this segment of the population, providing them with both opportunities and strategies to achieve educational and training success and, consequently, better integration and social and professional evolution. For a better understanding of the emergence of both Adult Education and the concept of lifelong learning, a retrospective of its historical evolution is made, as well as an approach of its main milestones and a synthesis of the legislation that supports it, and led to today’s practices. Then it is presented the characterization of the internship location — the Centro Qualifica da Região de Aveiro (CQ-RA), which belongs to AEVA —, an analysis of its operation and the main methodologies used by its professionals, as well as all the work developed during the 9 months of internship. Finally, taking into account the emergence of the Covid-19 pandemic, which caused multiple changes, including in the context of education and training, with the publication of Decree No. 10-A / 2020 of 13 March, which determined that the activity of the Qualifica Centres could be exceptionally carried out remotely, it was intended to understand the real impact this pandemic was having on the work of the teams of the Centres and, consequently, on their results. The conclusions show that although the Centres maintained their activity at a distance, their results were effectively inferior in relation to the pre-pandemic period, in terms of both registrations and certifications. The main constrains experienced by the professionals were, essentially: in monitoring the candidates, due to the difficulties in maintaining contact and the lack of autonomy and ICT (Information and Communication Technologies) skills and resources; in adapting to telework, due to the need to use new (digital) tools and new exposure methods; and in keeping the candidates motivated, with the lack of face-to-face contact having a major influence on this aspect.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94895
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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