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Title: A adequabilidade do Modelo de Excelência de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade nas Organizações Militares de Ensino: O caso da Força Aérea Brasileira
Other Titles: The adequacy of the Management Excellence Model of the National Quality Foundation in Military Education Organizations: The case of the Brazilian Air Force
Authors: Lins, Vinicius França
Orientador: Barreira, Carlos Manuel Folgado
Lourenço, Rodrigo Teixeira
Keywords: Força Aérea Brasileira; Avaliação Institucional; Excelência; MEG; Brazilian Air Force; Institutional Evaluation; Excellence; MEG
Issue Date: 10-Dec-2020
Serial title, monograph or event: A adequabilidade do Modelo de Excelência de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade nas Organizações Militares de Ensino: O caso da Força Aérea Brasileira
Place of publication or event: Força Aérea Brasileira
Abstract: Esta dissertação, desenvolvida a partir de uma pesquisa documental-teórica e de um estudo de caso envolvendo a Academia da Força Aérea (AFA) da Força Aérea Brasileira, busca realizar uma análise panorâmica institucional no que tange ao sistema de Gestão, Avaliação e Resultados desta Organização Militar. A busca é avaliar, institucionalmente, a principal instituição de ensino da FAB, usando os critérios estabelecidos pelo Modelo de Excelência da Gestão, desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade, em seu vigésimo primeiro estatuto. Este possui oito fundamentos, dos quais classificam a pesquisa prática realizada com quatro militares envolvidos com a área da Educação da Força Aérea Brasileira: todos presentes na Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) que já tiveram alguma ligação, direta ou indireta, com a Academia da Força Aérea. O objetivo final, assim, encontra-se em entender quais as principais problemáticas que a AFA vive e, principalmente, se o Sistema de Ensino, Gestão e Avaliação estão alinhados dentro de uma diretriz de Excelência e de Qualidade. Sua estrutura geral é dividida em três capítulo centrais, que compreende: (1) aspectos iniciais, onde apresentam-se, respectivamente, a introdução; a contextualização temática; as justificativas; os objetivos específicos e geral do trabalho; e a metodologia utilizada durante o desenvolvimento teórico-prático desta produção; (2) Referencial Teórico, onde se apresentam todas as formulações teóricas envolvidas com a Gestão Pública, Gestão Educacional, itens de Avaliação e Gestão, Prêmios reconhecidos internacionalmente e, principalmente, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG21), que é o instrumento a ser avaliado para aplicação dentro da Academia de Força Aérea, e tem como vertente os fundamentos utilizados; e (3) Estudo de Caso, que compreende todas as visões técnico-estruturais relacionadas ao objeto deste estudo, a Academia da Força Aérea (AFA), e seu diagnóstico de Avaliação e Gestão em Excelência e Qualidade. Ao fim deste, apresenta-se a conclusão que, como mencionado no devido tópico, apresentou que, atualmente, a AFA conta com a ausência de planejamento e estrutura de Avaliação Institucional periódica, além de ter um sistema bastante autônomo de definições de metas, o que se contradiz com o direito público e, em principal, com os fundamentos de uma educação de excelência. Assim, percebe-se bastante necessário a sistematização de novas condutas que buscquem uma Liderança Transformadora, diferente da atual presenciada na referida Organização.
This dissertation, developed in the form of a documentary-theoretical research and a case study involving the Air Force Academy (AFA) of the Brazilian Air Force, seeks to carry out an institutional panoramic analysis concerning the Management, Evaluation and Results system of this military organization. The aim is to institutionally evaluate the main educa-tional institution of the FAB, using the criteria established by the Excellence Management Model, developed by the National Quality Foundation, in its twenty-first statute. It has eight fundamentals, of which classify the practical research carried out with four military person-nel involved in the area of Education of the institution: all present in Aeronautical Direc-torate of Education (DIRENS) who already had some connection, directly or indirectly, with the Air Force Academy. The final objective, therefore, is to understand what are the main problems that the institution is facing and, mainly, if the Teaching, Management, and Evalu-ation system are aligned within a guideline of Excellence and Quality. Its general structure is divided into three central chapters, which comprise: (1) initial aspects, where are found, respectively, the introduction; the thematic contextualization; the justifications; the specific and general objectives of the research; and the methodology used during the theoretical and practical development of this production; (2) Theoretical Framework, which presents all the theoretical formulations involved with Public Management, Educational Management, Evaluation, and Management items, Internationally recognized Awards and, mainly, the Ex-cellence Management Model (MEG21), which is the purpose of application within the Air Force Academy and has the fundamentals used; and (3) Case Study, which comprises all the technical-structural views related to the object of this study, the Air Force Academy (AFA), and its evaluation of Assessment and Management in Excellence and Quality. In the end, the conclusion is presented that, as mentioned in the appropriate topic, currently, the AFA lacks planning and a structure of periodic Institutional Evaluation, in addition to having a very autonomous system of definitions of goals, which contradicts public law and, more im-portant, the foundations of excellence education. Thus, it is quite necessary to systematize new behaviors that seek Transformative Leadership, different from the current one seen at the Organization.
Description: Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94886
Rights: openAccess
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