Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94885
Title: A GESTÃO EDUCACIONAL NA CAPACITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PARA A SUA TRANSIÇÃO DA FORMAÇÃO PARA A VIDA ATIVA
Other Titles: EDUCATIONAL MANAGEMENT IN THE CONTEXT OF TRAINING FOR PEOPLE WITH DISABILITIES: POSSIBILITIES OF INTERVENTION FOR THER TRANSITION FROM TRAINING TO ACTIVE LIFE
Authors: Sousa, Laura Lisandra Aguiar
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Inclusão; Formação Profissional; Mercado de Trabalho; Gestão Educacional; Vida Ativa; Inclusion; Professional Training; Labor Market; Educational Management; Active Life
Issue Date: 17-Jul-2020
Serial title, monograph or event: A GESTÃO EDUCACIONAL NA CAPACITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PARA A SUA TRANSIÇÃO DA FORMAÇÃO PARA A VIDA ATIVA
Place of publication or event: Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
Abstract: This report results from a seven-month internship period at Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, within the scope of the second year of The Master Degree in Educational Administration, from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, between October 2019 and May of 2020. Due to the unexpected pandemic caused by COVID-19, the internship face-to-face activities were interrupted in the middle of March 2020. The work that was developed after that moment was a continuation of what it was planned, by using virtual methods to contact the participants and the supervisors, the institutional supervisor and the Faculty supervisor.The present work is inserted in the field of education, privileging the intervention to be developed by an Educational Science specialized professional, in the educational administration area, through the development of executive and daily activities with people with disabilities, which were learners in a daytime institution. The main goal was to promote their transition to the labor market autonomously. The conceived and executed training actions intended to provide experiences about the diverse realities to the involved participants, through an active life transition scenario.Across the years, the labor market has been evolving with the technological and legislative evolution, and also investing in professional training, providing the opportunity of disabled people to be integrate into several areas. When we refer to disabled people, we approach a group of individuals, each one with their specificities. Consequently, a way of mitigating the exclusion is replacing the traditional assumptions regarding the disabled population, which might be done through the creation of new mechanisms of social regulation. That is, creating new paradigms of action based on the construction of an inclusive society. Therefore, it is important to understand the founding principles of inclusive education, based on the Decreto-Lei Nº 54/2018, and investing in people's capacities, by enabling them to acquire and develop competencies and also by supporting them through the changes that will occur during their lives. All the activities presented in our internship project intended to foster a strategical vision in the process of preparing disabled adults to respond to labor market requirements.
Este relatório é o resultado de um período de estágio de sete meses na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Administração Educacional, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, entre outubro de 2019 e maio de 2020. Devido à inesperada pandemia provocada pela doença do COVID-19, as atividades presenciais de estágio sofreram uma interrupção abrupta em meados de março de 2020. O trabalho feito desde essa data até ao final de maio foi uma continuação do que já havia sido planeado e executado, optando-se por alguns contactos por meios virtuais com os participantes e com os nossos orientadores, o local e a da Faculdade.O presente trabalho insere-se no domínio da educação, tendo-se privilegiado a intervenção a desenvolver por uma profissional especializada em Ciências da Educação, na área da administração educacional, no desenvolvimento de atividades executivas e rotineiras na vida das pessoas com deficiência, utentes de uma instituição em regime diurno. O objetivo principal consistiu em promover a sua transição com autonomia para o mercado de trabalho. As ações de formação concebidas e executadas pretenderam proporcionar às pessoas envolvidas experiências sobre diversas realidades, através de um cenário de transição para a vida ativa.O mercado de trabalho tem vindo a evoluir ao longo dos tempos, lado a lado com uma evolução tecnológica, legislativa e com uma aposta na formação profissional, abrindo as portas à integração das pessoas com deficiência em diversas áreas. Ao falar sobre pessoas com necessidades especiais, abordamos um conjunto de pessoas singulares, cada uma com as suas especificidades. Nesta senda, uma das formas de atenuar a exclusão, parte da substituição dos pressupostos tradicionais relativos à atuação junto da população com deficiência pelos novos mecanismos de regulação social, isto é, de novos paradigmas de ação, tendo como base a construção de uma sociedade inclusiva. Assim sendo, é importante compreender os princípios fundadores da educação inclusiva, com base no Decreto-Lei N.º 54/2018, de forma a investir nas capacidades das pessoas, permitindo-lhes adquirir competências, reconvertê-las, atualizá-las e apoiá-las nas várias mudanças que vão enfrentar ao longo da sua trajetória de vida.Todas as atividades que fizeram parte do nosso projeto de estágio tiveram como propósito fomentar uma visão estratégica no processo de preparação de adultos com deficiência para responder às necessidades do mercado de trabalho.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Educacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94885
Rights: openAccess
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