Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94843
Title: Promoção da Autoestima, da Assertividade e de Hábitos de Estudo: Intervenção psicopedagógica no Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro
Other Titles: Promotion of self-esteem, assertiveness and study habits: psychopedagogical intervention in the Eugénio de Castro school Group
Authors: Garcia, Inês Ferreira
Orientador: Bidarra, Maria da Graça Amaro
Keywords: Autoestima; Assertividade; Emoções; Métodos de Estudo; Motivação; Self-esteem; Assertiveness; Emotions; Study Methods; Motivation
Issue Date: 26-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Promoção da Autoestima, da Assertividade e de Hábitos de Estudo: Intervenção psicopedagógica no Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro
Abstract: O presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido durante o período em que decorreu o estágio curricular no Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, em Coimbra. Foi alvo de acompanhamento e avaliação o Programa META, na Escola Básica Eugénio de Castro, junto das turmas do 5.º ano de escolaridade, dando continuidade ao trabalho desenvolvido em anos anteriores, e que teve como objetivo a promoção de métodos e estratégias de estudo. Foi ainda objeto da nossa intervenção, a conceção, desenvolvimento e avaliação do Programa PROAA (Promoção da Autoestima e da Assertividade), realizado junto das turmas do 2.º ano de escolaridade da Escola Básica da Solum. Foi nosso objetivo, ao longo de cada sessão deste programa, contribuir para que as crianças tomassem decisões independentes de forma a desenvolver a autoestima e a assertividade, sendo que a assertividade decorre da expressão de uma autoestima saudável.Para além destes programas, acompanhámos também o projeto Eco Escolas e organizámos e colaborámos em algumas sessões e em colóquios e workshops ao longo do estágio e que se consideraram úteis tanto para o percurso profissional dos docentes, como para o desenvolvimento dos alunos. O presente relatório integra ainda uma componente de investigação, com vista a analisar a relação entre o autoconceito, o locus de controlo e o rendimento escolar. Para isso foram aplicadas duas escalas: a Escala de Autoconceito de Piers e Haris, adaptada por Veiga (2006), e a escala IAR, sobre locus de controlo adaptada por Lourenço (1988). Os resultados apontam para a existência de uma correlação elevada e significativa entre o autoconceito e o rendimento escolar, sendo mais baixa a correlação entre o locus de controlo e o rendimento escolar, fundamentando de algum modo a intervenção que contempla estas variáveis motivacionais, que se revelam associadas aos resultados escolares.
This report intends to make known the work developed during the period in which the curricular internship occurred in the Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro. The META program was the target of continuation, monitoring, development and evaluation, together with the classes of the 5th year of schooling, and aimed at the elaboration of a set of strategies that help the student, such as the importance of drafting good notes, of abstracts and schemes that contain the main ideas and that help in a better understanding of the texts, and information research, exploration of content that extends and expands the knowledge of students. The focus of this intervention focused on the design, development and evaluation of the PROAA program (Promotion of Self-esteem and Assertiveness), that was carried out with the classes of the 2nd year of schooling in schools. It was our goal throughout each session to help children take independent decisions in a way that to develop positive self-esteem and assertiveness, since assertiveness stems from the expression of a healthy self-esteem. In addition to these programs, we also followed the Eco-schools project and organized and collaborated in some sessions in workshops throughout the internship and which were considered useful both for the professional course of the professors, and students, always aiming to promote the development of social, personal and emotional competencies of them. This report is also composed of a part of research, with a view to perceiving the relationship between the self-concept, locus of control, and school performance. For this, two scales were applied. The self-concept scale (Piers and Haris adapted by Veiga, 2006) and the control locus scale adapted by Lourenço (1988). The results point to the existence of a high and significant correlation between the self-concept and the school performance, being lower the relationship between the Locus of Control and school performance, based in some way on the intervention that contemplates these motivational variables and which are associated to schools results.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94843
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
relatório final estágio curricular inês Garcia.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

269
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

210
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons