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Título: Studies on the sleep-wake patterns of higher students in Portugal.
Outros títulos: Estudos em torno dos padrões de sono-vigília de estudantes do ensino superior português.
Autor: Freitas, Kally Borges
Orientador: Gomes, Ana Cardoso Allen
Palavras-chave: Estudantes Universitários; Comportamento de Sono; Problemas de Sono; Variáveis Académicas; Indicadores de Bem-Estar; College Students; Sleep Behavior; Academic Variables; Well-Being Variables; Sleep Problems
Data: 26-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Studies on the sleep-wake patterns of higher students in Portugal.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: É possível observar um interesse contínuo pelos padrões de sono em estudantes universitários. No entanto, em Portugal, são poucos os estudos que avaliam estes padrões considerando a diversidade da população estudantil (e.g., ter mais de 25 anos). O objetivo do presente estudo foi analisar os padrões e problemas de sono, considerando diversas variáveis sociodemográficas e académicas em estudantes do ensino superior. A amostra foi recolhida em 2013, onde participaram 2995 estudantes de diversas regiões do país (69.7% F;17-72 anos; M=23.94 ±6.592). Recorreu-se a algumas questões do QSVES. Foram encontradas diferenças significativas entre sexo em diversas variáveis de sono. Os estudantes apresentam diferenças significativas nos horários de deitar/levantar à semana e fim-de-semana. Relativamente à idade verificaram-se algumas associações significativas ainda que baixas. Os alunos que saem de casa para frequentar o ensino superior tendem a ter horários de deitar mais tardios, fazem mais restrição-extensão entre a semana e fim-de-semana e mais “diretas”. Os estudantes que partilham quarto dormem menos ao fim-de-semana. Estudantes com filhos apresentam mais alterações nos seus padrões de sono. Os trabalhadores-estudantes dormem menos horas e sofrem alterações nos seus padrões de sono comparativamente aos estudantes “ordinários”. Alunos do politécnico têm horários mais tardios à semana, dormem menos ao fim-se-semana e fazem mais diretas. Repetentes têm horários mais tardios, mais queixas de humor e sonolência. As queixas relacionadas com insónias são as mais frequentes nos estudantes universitários. Os resultados alertam para a necessidade das instituições de ensino superior desenvolverem um foco sobre a saúde de sono dos seus estudantes.
University sleep patterns has been generating considerable interest. However, few are the studies that consider these patterns with no-restrictions (e.g., considering students having more than 25 years old). This way, the aim of our study was to analyse the sleep patterns and complaints of sleep considering a diverse set of sociodemographic and academic variables in students attending higher education. The sample was collected in 2013, composed by 2995 university students, recruited at a national level (69.7% F;17-72 years old; M=23.94 ±6.592). Some questions from the SWQUS were used. Statistically significant differences were found on several sleep variables by gender. Students also showed differences on sleep schedules between weekdays and weekends. Regarding age, some associations were found, albeit of small magnitude. Students that have left home to attend college had later sleep schedules, restricted/extended more their sleep between weekdays and weekends and pulled more all-nighters. Those who share room, sleep less on weekends. Students that have children had more changes in their sleep patterns. Working-students slept less and also suffered many changes in their sleep patterns. Polytechnic students showed later sleep schedules on weekdays, slept less on weekends and pulled more all-nighters. Students that failed most courses reported later sleep schedules and more mood complaints and somnolence. Complaints related with insomnia were the most prevalent in higher education students. The evidence from this study suggests that higher education institutions need to focus more in the sleep-health of their students.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94842
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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