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Title: SOCIAL REPRESENTATIONS OF WORK AMONG SCHOOL WORKERS, AND HOW SOCIAL JUSTICE AND SOCIAL VALUES RELATES TO THE MEANING OF WORK
Other Titles: As Representações Sociais do Trabalho em Trabalhadores de uma Escola, e como a Justiça Social e os Valores Sociais Influenciam o Sentido do Trabalho.
Authors: Cabrita, Ana Vieira de Noronha Neves
Orientador: Valentim, Joaquim Manuel Pires
Bosch, José Luis
Keywords: representações sociais do trabalho; sentido do trabalho; justiça social; valores sociais; social representations of work; meaning of work; social justice; social values
Issue Date: 8-Jul-2019
Serial title, monograph or event: SOCIAL REPRESENTATIONS OF WORK AMONG SCHOOL WORKERS, AND HOW SOCIAL JUSTICE AND SOCIAL VALUES RELATES TO THE MEANING OF WORK
Place of publication or event: Portugal
Abstract: As atuais mudanças que têm vindo a ocorrer no mercado de trabalho, têm impacto nas Representações Sociais do Trabalho (RST) e no Sentido do Trabalho (ST). A análise destes construtos em diferentes contextos sociais pode fornecer algumas pistas sobre a dinâmica subjacente dessas mudanças. Isto é particularmente relevante no contexto africano, no qual estas questões ainda estão por ser exploradas. Esta pesquisa contém dois estudos. No primeiro (N = 194), realizamos uma tarefa de associação livre para explorar as RST entre os trabalhadores de uma escola Portuguesa de Moçambique, e analisamos sua relação com as variáveis ​​sociodemográficas, realizando uma Classificação Hierárquica Descendente. No segundo estudo (N = 117), considerando apenas o grupo de professores desta escola, procurámos compreender a influência da justiça processual, justiça distributiva, valores de autotranscendência e valores de conservação nas dimensões do ST, através de uma análise de regressão múltipla. Com o primeiro estudo, encontramos alguns padrões e diferenças nas respostas, relativamente a alguns aspectos demográficos (por exemplo, salário). Considerando o segundo, verificou-se que quanto mais positiva a perceção de justiça distributiva, mais positiva a percepção das dimensões do ST, e quanto mais os participantes descrevem os seus valores como associados aos valores de autotranscendência, mais positiva a percepção das dimensões do ST. Estes estudos corroboram algumas das conclusões de estudos anteriores, de que a visão do trabalho tendo vindo a alterar-se...........................................................................................................................................................................................................
The current changes affecting labor market have impacted Social Representations of Work (SRW) and the Meaning of Work (MOW). The analysis of these constructs in different social contexts may provide some clues on the underpinning dynamics of those adjustments. This is particularly true for the African work context, in which these matters are yet to be explored (N = 194). This research contains two studies. In the first one, we performed a free association task to explore the SRW among the school workers, and analyzed its relationship with social-demographic variables, conducting a Descending Hierarquical Classification. In the second study, considering only the group of teachers of the school, we tested the influence of procedural justice, distributive justice, self-transcendence values and conservation values on the dimensions of MOW, through multiple regression analysis. With the first study, we found some patterns and differences on the responses, relatively to some demographic aspects (e.g., salary). Considering the second one, we found that the more positive perception of distributive justice, the more positive perception of the dimensions of MOW, and the more participants described their values as associated to self-transcendence values, the more positive perception of the dimensions of MOW. Our research corroborates some of the conclusions from previous studies that the vision of work has been changing. ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94819
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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