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Title: Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua no Tratamento de Perturbações de Ansiedade: Um Estudo de Aceitabilidade
Other Titles: Transcranial Direct Current Stimulation in Treating Anxiety Disorders: An Acceptability Study
Authors: Rodrigues, Inês Elvira Caria
Orientador: Costa, Ana Ganho Ávila
Canavarro, Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero
Keywords: Aceitabilidade; ACCEPT-ETCC; Propriedades Psicométricas; Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua; Perturbações de Ansiedade; Acceptability; ACCEPT-ETCC; Psychometric Properties; Transcranial Direct Current Stimulation; Anxiety Disorders
Issue Date: 29-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua no Tratamento de Perturbações de Ansiedade: Um Estudo de Aceitabilidade
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Objetivo: No presente trabalho procurámos investigar a aceitabilidade da população geral portuguesa em relação ao uso da estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua no tratamento de perturbações de ansiedade. Para tal, procedemos ao desenvolvimento e análise psicométrica de um questionário de autorrelato – o ACCEPT-ETCC – e ao estudo do impacto de uma sessão psicoeducativa na aceitabilidade. Metodologia: Foram realizados dois estudos transversais. O estudo de desenvolvimento e análise psicométrica do ACCEPT-ETCC contou com uma amostra constituída por 666 participantes da população geral portuguesa, que responderam a um protocolo de avaliação online. A amostra do estudo do impacto de uma sessão psicoeducativa na aceitabilidade foi constituída por 536 sujeitos da população geral portuguesa selecionados a partir do mesmo grupo de participantes. Resultados: O estudo de desenvolvimento e análise psicométrica do ACCEPT-ETCC mostrou a adequação das suas propriedades psicométricas. O estudo de impacto de uma sessão psicoeducativa na aceitabilidade mostrou que, após a visualização de um vídeo psicoeducativo, a aceitabilidade da população geral portuguesa em relação ao uso da estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua no tratamento de perturbações de ansiedade aumentou significativamente. Conclusões: O estudo psicométrico do ACCEPT-ETCC mostrou a legitimidade da sua utilização pelas suas qualidades psicométricas, constituindo-se como uma mais-valia, quer no contexto clínico, quer no contexto de investigação. O estudo do impacto de uma sessão psicoeducativa na aceitabilidade evidencia a importância de proporcionar conhecimento adequado acerca de novas intervenções em saúde, porquanto o sucesso da sua implementação nos cuidados de saúde depende profundamente da aceitabilidade por parte dos utilizadores finais.
Objective: In this study we sought to investigate the acceptability of Portuguese population regarding the use of transcranial direct current stimulation in treating anxiety disorders. To do so, we developed and analysed the psychometric properties of a self-report questionnaire – the ACCEPT-ETCC – and we studied the impact of a psychoeducational session on acceptability. Method: Two cross-sectional studies were conducted. The study aimed at developing ACCEPT-ETCC and analysing its psychometric properties included a sample of 666 participants from the Portuguese population that completed the assessment protocol through an online survey. The study aiming at observing the impact of a psychoeducational session on acceptability was constituted by 536 subjects pooled from the same population. Results: The study aiming at developing ACCEPT-ETCC and analysing its psychometric properties showed the adequacy of its psychometric properties. The study aiming at observing the impact of a psychoeducational session on acceptability showed that, after psychoeducational intervention (informative video), the acceptability of the Portuguese population towards the use of transcranial direct current stimulation in treating anxiety disorders increased significantly. Conclusions: The ACCEPT-ETCC is an adequate measure of acceptability of the Portuguese population towards transcranial direct current stimulation, and an added value, both for the clinical and research contexts. The study of the impact of a psychoeducational session on acceptability highlights the importance of providing adequate knowledge about innovative interventions in health, aiming at increasing their acceptability and subsequent successful implementation within health care provisioning systems.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94816
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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