Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94630
Título: A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
Outros títulos: Transformational Leadership and Customer Orientation: the mediating role of Psychological Capital
Autor: Branco, Daniela Gaspar
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Dimas, Isabel Cristina Dórdio
Palavras-chave: Liderança Transformacional; Capital Psicológico; Orientação para o Cliente; Desempenho; Satisfação do consumidor; Transformational Leadership; Psychological Capital; Customer Orientation; Performance; Customer Satisfaction
Data: 24-Set-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Num mundo de mudança e inovação constante, é necessário que as organizações acompanhem este ritmo e se adaptem para não perderem a sua vantagem competitiva e a capacidade de resposta às mais diversas dificuldades que surgem. É com base nisso que é cada vez mais importante o desenvolvimento de estudos empíricos que auxiliem as empresas a conseguirem sobreviver e crescer. Auxiliando a área dos recursos humanos e da gestão que requerem cuidados e uma aprendizagem constante. Os colaboradores de uma empresa são o ponto de partida para a satisfação do consumidor e consequente aumento do desempenho organizacional. Os objetivos da presente investigação prendem-se com a análise do efeito mediador que os estados associados ao capital psicológico têm na relação entre a liderança transformacional e a orientação para o cliente, o que é uma contribuição original. Para o estudo em causa, foram estudados comerciais de equipas, da mesma organização, que atuam em áreas geográficas diferentes. Obteve-se uma amostra de 94 colaboradores portugueses e pertencentes à área comercial, tendo sido adotado o inquérito através de questionário escrito como metodologia. Para testar as hipóteses foi utilizada uma análise das correlações e a hipótese da mediação foi testada através da macro PROCESS.Os resultados obtidos revelaram uma mediação parcial por parte do capital psicológico na ligação liderança transformacional – orientação para o cliente, dado o facto de existir também uma relação direta entre estes construtos. Para além da contribuição que este estudo possa ter no papel do gestor e na compreensão dos efeitos que resultam do seu estilo de liderança, os dados que foram obtidos revelam ainda o capital psicológico como um construto que não deve ser descurado nas organizações.
In a world of change and constant innovation, it is necessary that organizations keep up with the rhythm and adapt in order to keep the advantage and their responsiveness to difficulties that show up. In this context, it is important the development of empirical studies that help companies to survive and grow. In fact, it will help human resources and management which are fields that need constant development and learning. Company employees are the beginning point for customer satisfaction and the consequent increase of organizational performance. The goals of the present investigation are related with the analysis of the mediating effect that the states associated with psychological capital have in the relationship between transformational leadership and customer orientation, which is an original contribution. For the present study we inquired teams from the same organization, but that performed and worked in different geographic areas. A sample of 94 Portuguese collaborators that belong to the commercial area of the company was obtained;, we used a survey through a written questionnaire as methodology. In order to test the hypotheses a correlation analysis was used and through a macro called PROCESS the mediation hypothesis was tested. The results that were obtained express a partial mediation from psychological capital in the link between transformational leadership – customer orientation, as there is also a direct connection between these two constructs. Apart from the contribution that this study may have for the management role and the effects of leadership style, the data obtained display psychological capital as a construct that cannot be neglected in the organizations.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94630
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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