Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94592
Título: Vinda de Refugiados para Portugal: Representações de Estudantes Universitários
Outros títulos: Refugees Coming to Portugal: Social Representations of University Students
Autor: Moraes, Ana Marlene Silva Xambre de
Orientador: Ferro, Maria Jorge Santos Almeida Rama
Palavras-chave: Representações Sociais; Refugiados; Estudantes Universitários; Acolhimento; Integração; Social Representations; Refugees; University Students; Shelter; Integration
Data: 9-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Vinda de Refugiados para Portugal: Representações de Estudantes Universitários
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A presente investigação procura explorar as representações sociais de estudantes universitários da Universidade de Coimbra sobre a vinda de cidadãos ‘refugiados’ para Portugal. Trata-se de um trabalho de análise de representações e significados atribuídos pelos participantes em torno desta temática. Importa realçar que este estudo assume um carácter explorativo e interpretativo, não sendo o objetivo a determinação de uma relação de causa-efeito nem o estabelecimento de generalizações. As narrativas pessoais dos entrevistados foram recolhidas através de entrevistas de acordo com os parâmetros da metodologia qualitativa Grounded Theory.A análise aponta para a existência de dois grupos de categorias: um diz respeito à Autoperceção e o outro diz respeito à Perceção do Outro. A Autoperceção engloba questões relacionadas com as conceções dos entrevistados acerca da Visão Política, da Solidariedade, das Crenças Religiosas e da Emigração Familiar. A Perceção do Outro engloba questões relacionadas com as conceções dos entrevistados acerca de Migrações e Deslocação Forçadas, de Quem é o Cidadão Refugiado, do Acolhimento e Integração. Em suma, os participantes percecionam o refugiado como alguém que foge da guerra, do terrorismo e da morte, compreendem a vinda de cidadãos refugiados como um enriquecimento cultural e consideram que o contato direto e o acesso à informação serão fatores facilitadores no processo de integração.Da diversidade e amplitude de dados recolhidos, haveria muito trabalho a desenvolver. Investigações futuras poderiam aprofundar as questões que aqui exploramos e as tendências presentes nas representações sociais geradas.
The present investigation seeks to explore the social representations of university students at the University of Coimbra about the arrival of 'refugee' citizens to Portugal. It is a analytical work of representations and meanings attributed by the participants around this theme. It is important to emphasize that this study has an exploratory and interpretative character, and the objective is not to determine a cause-effect relationship or to establish generalizations. The interviewees' personal narratives were collected through interviews according to the parameters of the qualitative Grounded Theory methodology.The analysis points to the existence of two groups of categories: one concerns Self-perception and the other concerns the Perception of the Other. Self-perception encompasses questions related to the interviewees' conceptions about Political Vision, Solidarity, Religious Beliefs, and Family Emigration. The Perception of the Other encompasses questions related to the interviewees' conceptions about Forced Migration and Displacement, Who is the Refugee Citizen, Reception, and Integration. In short, the participants perceive the refugee as someone fleeing war, terrorism, and death, understand the arrival of refugee citizens as cultural enrichment and consider that direct contact and access to information will be facilitating factors in the integration process.From the diversity and breadth of those collected, there would be a lot of work to do. Future investigations delve into the issues we explore here and the trends present in the social representations generated.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94592
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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