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Title: Jogos de interpretação de papéis e impacto no Locus de Controlo de estudantes do Ensino Básico – Estudo exploratório com uma experiência de D&D
Other Titles: Role playing Games and Locus of Control of elementary school students - exploratory study in a D&D game experience
Authors: Sousa, Manuel Maria Fonseca Oliveira Pais de
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Keywords: Locus de Controlo; Jogos de Interpretação de Papéis (RPG); Teoria da Convergência Simbólica; Aprendizagem Social; Contingência; Simbolic Convergency Theory; Social Learning; Contingence; Locus of Control; Role-Playing Games
Issue Date: 9-Dec-2020
Serial title, monograph or event: Jogos de interpretação de papéis e impacto no Locus de Controlo de estudantes do Ensino Básico – Estudo exploratório com uma experiência de D&D
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Esta dissertação retoma o conceito de Locus de Controlo (Rotter, 1966) e sua medida (Palenzuela, 1984; 1997) usada para averiguar eventuais impactos no Locus de Controlo em alunos de 7º ano de escolaridade, após terem participado num jogo de interpretação de papéis. A recolha de informação foi feita por observação direta e através do preenchimento de questionários. Participaram 33 alunos, com idades compreendidas entre os doze e os treze anos, a frequentar o 7º ano numa escola em Coimbra. O instrumento aplicado foi uma medida de personalidade, de Expectativas Generalizadas de Controlo, da Bateria de Escalas de Expectativas Generalizadas de Controlo (BEEGC, Palenzuela, Almeida, Prieto & Barros, 1994) visando avaliar os constructos de locus de controlo, autoeficácia, contingência e expectativas de sucesso. A escala foi aplicada em dois momentos, antes da experiência do jogo e após decorridas seis sessões de jogo num pequeno grupo. Num segundo estudo comparámos os resultados de alunos que não jogaram, com a amostra de participantes no jogo. A investigação não evidenciou efeitos significativos de que a interpretação de uma personagem em cenários imaginados, possibilitando flexibilidade do pensamento e o ensaio de processos de decisão, altere o Locus de Controlo, no sentido de o “internalizar”. Ainda assim, e apesar da intervenção ter sido breve, os resultados revelam perceção de maior contingência às próprias ações, ao que a convergência simbólica das interações no grupo não será indiferente, permitindo situar as expectativas de sucesso num plano de maior complexidade, em que cada um, todos e o acaso tomam parte ativa.
This dissertation selects the concept of Locus of Control (Rotter, 1966) and it’s measure (Palenzuela, 1984; 1997) used in a way to percept eventual impacts on the Locus of Control on seventh grade students, after having participated in a role-playing game. The chosen strategy for researching is made by direct observation and employment of surveys. Thirty three students with ages comprised between twelve and thirteen, who were on seventh grade in a school in Coimbra, Portugal, participated. The chosen instrument employed to the population was a personality measure of Generalized Expectancies of Control (BEEGC, Palenzuela, Almeida, Prieto & Barros, 1994), to evaluate the constructs of locus of control, auto efficacy, contingency and expectancies of success. The scale was applied in two separate moments, before and after six sessions of playing the game. In a second study we compared the results of students who did not play, with the sample of participants in the role-playing game. This research did not show significant effects that the interpretation of a character in imagined scenarios, allowing flexibility of thought to rehearse decision processes changes the Locus of Control in order to "internalize" it. Even so, and although the intervention was brief, the results reveal a perception of greater contingency to the actions themselves, to which the symbolic convergence of the interactions in the group will not be indifferent, allowing to place the expectations of success in a plan of greater complexity, in which each one, everyone and chance take an active part.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94576
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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