Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94498
Título: Perspetivas sobre Avaliação de Projetos na Escola - Participação na equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
Outros títulos: Perspectives on School Project Evaluation - Participation in the Self-Evaluation team of the Eugénio de Castro School Group
Autor: Machado, Inês Sofia Marques dos Santos
Orientador: Barreira, Carlos Manuel Folgado
Palavras-chave: Autoavaliação; Avaliação Institucional; Avaliação Externa de Escolas; Mecanismos de Mudança de Avaliação Externa de Escolas; Self-assessment; Institutional Evaluation; External Evaluation of Schools; Mechanisms for Changing External Evaluation of Schools
Data: 15-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Perspetivas sobre Avaliação de Projetos na Escola - Participação na equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
Local de edição ou do evento: Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
Resumo: O presente relatório reflete todo o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio realizado para o Mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O referido estágio ocorreu no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro (AEEC) onde tivemos oportunidade de realizar a nossa intervenção dentro da equipa de Autoavaliação pertencente ao Observatório da Qualidade. Neste sentido, o nosso papel centrou-se na análise e conceção de relatórios de avaliação das turmas e dos Relatórios de escola de provas de aferição (REPAS) do 2.º, 5.º e 8.º ano de escolaridade. Além disso, elaborámos questionários de satisfação e de validação que deram origem a questionários de satisfação finais, tendo como público-alvo o Pessoal Docente e Técnicos Superiores, os Assistentes Técnicos e Operacionais, Alunos e Pais/ Encarregados de Educação e que irão ser utilizados pela entidade escolar quando assim o decidirem.Foi-nos possibilitado ainda, participar e acompanhar outros projetos, tais como, o Programa Eco-escolas sustentado pela educação ambiental e que se encontra em curso no Centro Escolar de Solum Sul (CESS), o Projeto AutoSTEM que recorre a autómatos, ou seja, brinquedos dotados de movimentos para desenvolver a motivação das áreas STEM, utilizando uma abordagem multidisciplinar centrada na autonomia da criança e ainda na organização do Seminário do projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Mecanismos de Avaliação Externa de Escolas – MAEE.Deste modo, a multiplicidade e diversidade das atividades onde participámos deu-nos a oportunidade de desenvolvermos competências pessoais e profissionais, nomeadamente a nível da Avaliação Institucional.
This purpose of this report is to reflect on the internship as part of the scope of the the Master of Science in Education at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.This internship took place at the Eugénio de Castro School Group (AEEC) where it was allowed to work within the Self-Assessment team, part of the Quality Observatory.The role focused on the planning and analysis of: class evaluation reports, and school reports for assessment tests (REPAS). The reports cover the students from 2nd, 5th and 8th grades. Part of the role involved the creation and distribution of the satisfaction and validation questionnaires, which led to the final satisfaction questionnaires. These were prepared for the following audience: Teaching Staff and Senior Technicians, Technical and Operational Assistants, Students, and Parents / Guardians. These are available to be used based on the school needs.Furthermore, this internship provided the opportunity to participate and monitor other projects, such as the Eco-Schools Program focused on environmental education and which is ongoing at the Solum Sul School Center (CESS), the AutoSTEM Project uses toys equipped with movements that develop motivation in the STEM areas, using a multidisciplinary approach centered on the autonomy of the child, and also on the organization of a seminar which is financed by the Foundation for Science and Technology (FCT), External School Evaluation Mechanisms - MAEE .Thus, being involved in a range of activities facilitated the development of personal and professional skills, particularly in terms of Institutional Evaluation.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94498
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Inês Machado - Revisto.pdf36.62 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons