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Título: E depois da formação? Utilidade e mudanças após formação de dinamizadores do programa Anos Incríveis para Pais em Portugal
Outros títulos: And after the training? Usefulness and changes after the training of group leaders of the Incredible Years for Parents program in Portugal
Autor: Salgueiro, Sofia Lopes Barata
Orientador: Santos, Maria João Rama Seabra
Palavras-chave: Formação de profissionais; Avaliação da formação; Educação parental; Programa Anos Incríveis para Pais; Professional training; Training evaluation; Parental education; Incredible Years for Parents Program
Data: 24-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: E depois da formação? Utilidade e mudanças após formação de dinamizadores do programa Anos Incríveis para Pais em Portugal
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Enquadramento: No exercício da parentalidade os pais veem-se confrontados com diversos desafios e inquietações. O apoio aos pais na sua função de educadores está na base da elaboração de programas de Educação Parental. Por sua vez, a possibilidade de melhorar a capacidade dos profissionais para apoiarem os pais nas suas práticas educativas está ligada à capacitação destes profissionais, disponibilizando-lhes ferramentas adequadas através de formações de qualidade. A formação certificada assegura a fidelidade na implementação do programa Anos Incríveis para Pais (AI-P). Objetivos: Pretende-se com este estudo compreender o impacto da formação do programa AI-P nos formandos, avaliar a perceção dos mesmos relativamente à utilidade dos conteúdos e métodos treinados e às mudanças sentidas após a experiência com o programa. Método: Participaram no estudo 221 formandos que responderam ao questionário “Formação de dinamizadores do programa Anos Incríveis-Pais em Portugal”, desenvolvido para este estudo. Resultados: Constatou-se que os formandos reconheceram muita utilidade aos conteúdos e métodos treinados, em particular ao “Brincar, “Elogiar” e “Regras, rotinas e ordens claras” (conteúdos) e ao “Método colaborativo, de capacitação e valorização”, “Chuva de ideias” e “Role-play” (métodos). Como mudanças percecionadas após a experiência com o programa, destacaram-se a aquisição de mais ferramentas para um melhor desempenho profissional e uma maior satisfação. Os profissionais com formação em Educação/Serviço Social percecionaram mais mudanças que os ligados à Psicologia e verificaram-se diferenças quanto à avaliação da utilidade dos conteúdos (maiores nos participantes que tinham intenção de dinamizar grupos, quer tenham ou não concretizado) e as mudanças sentidas (maiores nos participantes que efetivamente vieram a dinamizar grupos). Discussão: Os resultados são sustentados com base na literatura contemplada no enquadramento conceptual e noutras referências complementares. Conclusões: A investigação contribuiu para compreender a avaliação dos participantes relativamente à utilidade dos conteúdos e métodos treinados na formação AI-P e a perceção de mudanças daí decorrentes na sua vida pessoal e profissional.
Background: When parenting, parents are faced with several challenges and concerns. The support for parents in their role as educators is at the core of the Parental Education programs’ development. In turn, the possibility of improving professionals’ ability to support parents in their educational practices is linked to their training, which must provide them with appropriate tools through high-quality training. The certified training is one of the aspects that ensures fidelity in the implementation of the Incredible Years for Parents Program. Objectives: The objective of the present study is to understand the impact that the training experience in the Incredible Years for Parents Program had on the trainees, evaluating their perception regarding the usefulness of the contents and of the trained methods, as well as the changes that were felt after the experience in the program. Method: 221 trainees participated in the study and answered the questionnaire “Training of facilitators of the Incredible Years-Parents Program in Portugal”, designed for this study. Results: It was found that the trainees recognized a lot of usefulness in the contents and trained methods, particularly in “Play, “Praise” and “Rules, routines and clear commands” (contents) and in “Collaborative method of empowerment and value recognition”, “Brainstorm” and “Role-play” (methods). As for the changes perceived after the experience with the program, aspects related to working with families and children were highlighted, particularly the acquisition of more tools for better professional performance and greater satisfaction. The professionals trained in Education/Social Work perceived more changes than those related to Psychology and there were differences regarding the evaluation of the usefulness of the contents (greater in the participants who intended to promote groups, either they actually did it or not) and the changes felt (greater in the participants who effectively came to run groups). Discussion: The results are sustained based on the literature included in the conceptual framework and other relevant references. Conclusions: The research contributed to the understanding of the participants’ assessment of the usefulness of the contents and methods that were trained in the Incredible Years for Parents Program and of the perception of changes arising therefrom in their personal and professional lives.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94486
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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