Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94477
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
dc.contributor.authorMartins, Rafaela Antonio-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:06:06Z-
dc.date.available2021-04-28T22:06:06Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94477-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractOver the past few decades, several investigations have shown interest in research and understanding of the executive system. The term executive functions is used as a general construct to characterize a set of cognitive functions that comprise several distinct subcomponents, and whose efficient performance is crucial for the control of thoughts, behaviors and emotions. Executive functions depend on the maturation of the frontal lobes of the brain, especially the prefrontal cortex, although they also involve the parietals, knowing that the front parietal network is strongly associated with it.This exploratory study had as main purpose to contribute to the validation of an executive functions inventory for the Portuguese population, namely, The Behavior Rating Inventory of Executive Function – Second Edition: Teacher Form (BRIEF-2; Gioia, Isquith, Guy, & Kenworthy, 2015).Precision analyzes were performed through the study of internal consistency (Cronbach's alpha) and construct validity (exploratory and confirmatory factor analysis), based on a sample of 114 children and adolescents.The results obtained revealed the good psychometric properties of this instrument in terms of internal consistency, presenting very good values. Regarding the structure of the instrument, the original study´s structure was not replicated, and it was found that the factorial model that is more adequate is constituted, not by three, but by two factors: Cognitive Regulation Index (Factor 1) and Behavior Regulation Index + Emotion Regulation Index (Factor 2), which explains 79.19% of the total variance.In conclusion, the results found in this exploratory study, especially in regards to internal consistency, reveal psychometric robustness and indicate that BRIEF-2, Teacher Form, may be a good option for the study of executive functions in Portuguese children and young people, between 6 and 18 years old.eng
dc.description.abstractAo longo das últimas décadas, diversas investigações têm demonstrado interesse pela pesquisa e compreensão do sistema executivo. O termo funções executivas é utilizado como um construto geral para caraterizar um conjunto de funções cognitivas que comportam vários subcomponentes distintos, e cujo desempenho eficiente é crucial para o controlo de pensamentos, comportamentos e emoções. As funções executivas dependem da maturação dos lobos frontais do cérebro, sobretudo, do córtex pré-frontal, embora também envolvam os lobos parietais, sabendo-se que a rede frontoparietal lhe está fortemente associada.Este estudo exploratório teve como principal objetivo contribuir para a validação de um inventário de funções executivas para a população Portuguesa, designadamente, o Inventário de Avaliação Comportamental de Funções Executivas - 2ª Edição: versão para Professores (BRIEF-2, The Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition; Gioia, Isquith, Guy, & Kenworthy, 2015).Foram realizadas análises no âmbito da precisão através do estudo da consistência interna (alfa de Cronbach) e da validade de construto (análise fatorial exploratória e confirmatória), com base numa amostra composta por 114 crianças e adolescentes.Os resultados obtidos evidenciaram as boas propriedades psicométricas deste instrumento ao nível da consistência interna, observando-se valores muito bons. Relativamente à estrutura do instrumento, não foi replicada a do estudo original, tendo-se constatado que o modelo fatorial que melhor se adequa é constituído, não por três, mas sim por dois fatores: Índice de Regulação Cognitiva (Fator 1) e Índice de Regulação Comportamental + Índice de Regulação Emocional (Fator 2), que explicam 79.19% da variância total.Concluindo, os resultados observados neste estudo exploratório, principalmente no que se refere à consistência interna, revelam robustez psicométrica e indicam que o BRIEF-2, versão para Professores, poderá ser uma boa escolha para o estudo das funções executivas nas crianças e jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFunções Executivas (FE)por
dc.subjectEstudo Exploratóriopor
dc.subjectConsistência Internapor
dc.subjectValidade de Construtopor
dc.subjectEstrutura Fatorialpor
dc.subjectExecutive Functions (EF)eng
dc.subjectExploratory Studyeng
dc.subjectInternal Consistencyeng
dc.subjectConstruct Validityeng
dc.subjectFactorial Structureeng
dc.titleContributos para a validação do BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition) para a população Portuguesa: Estudo Exploratório com a Versão para Professorespor
dc.title.alternativeContributions to the validation of BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition) for the Portuguese population: an Exploratory Study using the Teacher´s Formeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC)-
degois.publication.titleContributos para a validação do BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition) para a população Portuguesa: Estudo Exploratório com a Versão para Professorespor
dc.date.embargoEndDate2026-11-26-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2026-11-26*
dc.identifier.tid202704904-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Rafaela Antonio::0000-0003-2835-6570-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo2190-
uc.degree.presidentejuriAlbuquerque, Maria Cristina Petrucci Almeida-
uc.degree.elementojuriPereira, Marcelino Arménio Martins-
uc.degree.elementojuriSantos, Maria João Rama Seabra-
uc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextembargo_20261126-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1468-2124-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Dissertação - Rafaela António Martins.pdf1.7 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

263
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

9
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons