Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94456
Title: Intervenção educativa num centro escolar: construção e avaliação de um blogue como ferramenta de aproximação entre a família e a escola
Other Titles: EDUCATIONAL INTERVENTION AT A SCHOOL CENTER: CONSTRUCTION AND EVALUATION OF A BLOG AS A TOOL TO APPROACH BETWEEN FAMILY AND SCHOOL
Authors: Almeida, Joana Raquel Gonçalves de
Orientador: Bidarra, Maria da Graça Amaro
Keywords: Plataformas Digitais; Blogue Escolar; Envolvimento Escola-Família; Eco-Escolas; Educação Ambiental; Digital Plataforms; School Blog; School Family Engagement; Eco Schools; Environmental Education
Issue Date: 15-Dec-2020
Serial title, monograph or event: INTERVENÇÃO EDUCATIVA NUM CENTRO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM BLOGUE COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA
Place of publication or event: Centro Escolar Solum Sul
Abstract: O presente relatório pretende refletir o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular, ocorrido no Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, descrevendo as atividades de intervenção e de investigação desenvolvidas. Destacamos no projeto de intervenção a criação de uma plataforma digital como ferramenta de aproximação entre a escola e a família, tendo optado por um blogue escolar que foi objeto de avaliação, através da resposta a um questionário QSUB - Questionário sobre Satisfação e Utilização do Blogue, dirigidos aos professores e encarregados de educação das crianças que frequentam o Centro Escolar Solum Sul. Os resultados mostraram-se positivos, uma vez que a maioria dos inquiridos considera que o blogue escolar aumenta o envolvimento entre a e escola e a família, otimiza e simplifica processos de comunicação e contribui para a melhoria do ambiente escolar da instituição O relatório integra do mesmo modo as atividades de acompanhamento e avaliação do Programa Eco-Escolas, que tem vindo a ser desenvolvido no Centro Escolar Solum Sul desde 2012, sensibilizando os alunos para a sustentabilidade ambiental. Neste sentido, apresenta-se o programa, bem como a planificação, desenvolvimento e avaliação das diversas atividades realizadas. Registamos ainda a colaboração noutros projetos, como o Projeto AutoSTEM, as Sessões de Sensibilização para Métodos de Estudo, a participação e organização do II Seminário MAEE – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção e outras atividades realizadas no Centro Escolar Solum Sul, que constituíram uma mais valia para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
The following report intends to reflect the work developed throughout the curricular internship which occurred in the Eugénio de Castro School Grouping, describing the intervention and investigation activities developed. In this project we start by highlighting the creation of a digital platform as a tool to bring closer the schools and the families of the students. We opted for a school blog which was subject to evaluation by inquiries QSUB – Questionnaire on Satisfaction and Use of the Blog, directed to the professors and the children’s parents that attend the Solum Sul School Center. The results were positive, since the majority of the inquired considers that the blog increases the engagement between school and families, optimizes and simplifies the communication processes and contributes for a better school environment of the institucion. The report also integrates the monitoring and evaluation activities of the Eco Schools program, which has been developed in the Solum Sul School Center since 2012, educating the students about environmental sustainability. In this regard we propose the program, as well as the planification, development and evaluation of the various activities carried out. We also note the collaboration in other projects, like the AutoSTEM project, the Study method sensibility Sessions, the participation and planning of the II MAEE Seminary – Inspection and School Mechanisms for Change, and other activities carried out in the Solum Sul School Center, which proved to be an added value for our professional and personal growth.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94456
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio Joana Almeida.pdf25.24 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

118
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

200
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons