Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94455
Título: Apoio e Formação a Jovens na Casa de Infância Doutor Elísio de Moura
Outros títulos: Youth grounding and guidance at Casa de Infância Doutor Elísio de Moura
Autor: Campelo, Carina Patrícia Pinto
Orientador: Carvalho, Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de
Palavras-chave: Crianças e Jovens institucionalizados; Acolhimento; Internet e perigos; Diversidade e respeito; Educação para a sexualidade; Children and Young Teens institutionalised; Fostering; Internet and its dangers; Diversity and respect; Sexual Education
Data: 18-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Apoio e Formação a Jovens na Casa de Infância Doutor Elísio de Moura
Local de edição ou do evento: Casa de Infância Doutor Elísio de Moura
Resumo: O relatório apresenta todas as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular para a obtenção do grau Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, tendo sido realizado na Casa de Infância Doutor Elísio de Moura, em Coimbra, que é uma Casa de Apoio Social que se dedica ao acompanhamento de Crianças e Jovens. Tendo início em setembro de 2019 e terminado antecipadamente em meados de março de 2020 devido à atual situação de pandemia que o país atravessa, o estágio curricular centrou-se no acompanhamento diário das Crianças da Instituição, frequentando diariamente as suas rotinas de segunda a sábado. Ao longo de todo este percurso várias atividades decorreram, nas quais foi possível colaborar e planear/orientar outras, com temas adequados às suas faixas etárias e que ajudassem as crianças e, particularmente, as jovens a refletirem e a aumentarem a sua autoestima. O foco foi encontrar temas que fossem de encontro aos seus interesses, mas sobretudo às suas necessidades. O relatório, apresenta a caracterização da instituição, a Casa de Infância Doutor Elísio de Moura, depois abordam-se temas considerados pertinentes para as atividades desenvolvidas durante o período de estágio e, de seguida descrevem-se as atividades realizadas, nomeadamente na instituição e no apoio e participação em dois congressos, sendo um nacional e realizado presencialmente e o segundo internacional e realizado online devido à situação de pandemia. A experiência no mundo de trabalho é cada vez mais valorizada, pelo que, realizar este estágio proporcionou-me o contacto direto com o mundo laboral, permitindo a aquisição de conhecimentos e metodologias de trabalho que de outro modo não seria possível.
This report aims to presents the activities made during the internship at Casa de Infância Doutor Elísio de Moura, an identity of social housing for children and the youth in Coimbra, for the Master’s Degree in Education Sciences of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra.This internship started in September of 2019 and came to an abrupt end in mid-March, due to the actual pandemic situation. It focused on the daily care of the children of the institution, monitoring their daily routines from Monday until Saturday. Throughout the journey, I was allowed to collaborate, plan and guide some activities, adjusting the themes according to their ages, in order to help children, and specially the youth to the think and boost their self-esteem. The focus was on finding themes that would suit your interests, but above all your needs. This report presents this institution (Casa de Infância Doutor Elísio de Moura) and its characteristics, touching on its most relevant subjects for the activities developed during the internship. Following this, these activities will be thoroughly analysed, followed by the description of two congresses attended (one attended nationally, and the other online, due to being international and to the state of pandemic). The experience in the world of work is increasingly valued, so, doing this internship provided me with direct contact with the world of work, allowing the acquisition of knowledge and work methodologies that would not otherwise be possible.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94455
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório_Carina_Final_Entrega (5).pdf5.06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

297
Visto em 16/abr/2024

Downloads

281
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons