Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94451
Título: Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
Outros títulos: Team innovation: The role of psychological capital and team learning
Autor: Assunção, Mariana Filipa da Conceição
Orientador: Dimas, Isabel Cristina Dórdio
Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Palavras-chave: capital psicológico; aprendizagem grupal; inovação; psychological capital; team learning; innovation
Data: 28-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: The current organizational world, constantly changing, requires a rapid development and adaptation from organizations, in order to maintain their efficiency and competitive advantage. In this context, their capacity for innovation and rapid learning is important, as well as the development of positive capacities of employees, in order to promote their optimal functioning. Likewise, given that teams are key units in organizational performance and development, it is important to increase these capabilities at a group level. Thus, this dissertation aimed to analyze the relationship between teams’ psychological capital and innovation, assuming group learning as a mediating variable. To this end, an empirical cross-sectional study was carried out, which included 124 portuguese work teams, belonging to different sectors of activity, adopting the questionnaire survey as the method of data collection. The data were analyzed at group level and submitted to a simple mediation model, using PROCESS. The results demonstrated a partial mediation of team learning in the relationship between psychological capital and innovation. In addition to the contribution to literature, the data obtained reinforce the understanding of the teams’ psychological capital and how it could contribute to their innovation, either directly or through team learning.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O mundo organizacional atual, em constante mudança, exige um rápido desenvolvimento e adaptação por parte das organizações, de modo a manterem a sua eficiência e vantagem competitiva. Neste contexto, torna-se importante a sua capacidade de inovação e de rápida aprendizagem, bem como o desenvolvimento das capacidades positivas dos colaboradores, por forma a promover o funcionamento otimal destes. De igual modo, dado que as equipas são peças-chave no desempenho e desenvolvimento organizacional, é importante desenvolver estas capacidades a um nível grupal. Assim, a presente dissertação pretendeu analisar a relação entre o capital psicológico e a inovação das equipas, assumindo a aprendizagem grupal como variável mediadora. Para tal, realizou-se um estudo empírico de natureza transversal, que incluiu 124 equipas de trabalho portuguesas, pertencentes a diversos setores de atividade, adotando o inquérito por questionário como método de recolha de dados. Os dados foram examinados a nível grupal e submetidos a uma análise de regressão, através do PROCESS. Os resultados demonstraram uma mediação parcial da aprendizagem grupal na relação entre o capital psicológico e a inovação. Além de consistir num contributo para a literatura, os dados obtidos reforçam a compreensão do capital psicológico das equipas e como este pode contribuir para a inovação das mesmas, quer de forma direta, quer por via da aprendizagem grupal.-----------------------------------------------------------------------
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94451
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação de Mestrado_Mariana Assunção.pdf1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

143
Visto em 23/abr/2024

Downloads

129
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons