Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94444
Title: Estilos Parentais e Motivação no Desporto: Relação com os Resultados Académicos
Other Titles: Parenting Styles and Motivation in Sport: Their relationship with academic results
Authors: Silvares, António José Pinto
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro
Keywords: Estilos Parentais; Motivação no Desporto; Rendimentos Académicos; Parenting Styles; Motivation in Sport; Academic Results
Issue Date: 28-Feb-2020
Serial title, monograph or event: Estilos Parentais e Motivação no Desporto: Relação com os Resultados Académicos
Place of publication or event: Dragon Force Marco de Canaveses
Abstract: O presente estudo foi elaborado em contexto desportivo e o seu grande objetivo foi tentar perceber de que forma os Estilos Parentais e a Motivação no Desporto estão por de trás do Rendimento Escolar das crianças ou seja, de que forma a motivação, enquanto um conjunto de fatores e processos que levam as pessoas a agirem ou a ficarem inertes frente a determinadas situações (Cratty, 1983) e o Estilo Parental enquanto um conjunto de atitudes parentais para com a criança, que define o clima emocional em que se expressam as inúmeras práticas parentais (Darling & Steinberg, 1993 cit in., Santos, 2007) poderá influenciar o envolvimento escolar em termos sociais, pedagógicos e emocionais e consequentemente os seus resultados finais. Este estudo acarretou 35 crianças, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 11 e 15 anos. O estudo demonstrou que Motivação Intrínseca de Conhecer apresenta correlações negativas com os Rendimentos Escolares e correlações positivas com a Motivação Intrínseca de Atingir Objetivos e Experiências Estimulantes. Demonstrou, ainda, que a Motivação Extrínseca de Regulação Externa e de Introjeção apresentaram correlações negativas com os Rendimentos Escolares e que a Motivação Extrínseca de Identificação apresenta diferenças estatisticamente significativas com os Rendimentos Escolares. Constatou-se que o nível socioeconómico é preditor dos Rendimentos Escolares e, também, dos Estilos Parentais. Podemos concluir que os Estilos Parentais e a Motivação no Desporto têm um impacto bastante significativo nos Rendimentos Escolares das crianças, mostrando-se fulcral a continuação desta linha científica de investigação e consequentemente, programas parentais e de pedagogia emocional no desporto.
The present study was elaborated in a sports context and its main goal was to try to understand how the Parenting Styles and Motivation in Sport are behind the Children's School Performance, that is, in what way the motivation as a set of factors and processes that lead people to act or to be inert in the face of certain situations (Cratty, 1983) and Parental Style as a set of parental attitudes towards the child, which defines the emotional climate in which the numerous parental practices are expressed (Darling & Steinberg, 1993, cit in., Santos, 2007) may influence school involvement in social, pedagogical and emotional terms and consequently their final results. This study had 35 boys, aged between 11 and 15 years old. The study demonstrated that Intrinsic Motivation to Know has negative correlations with School Income and positive correlations with the Intrinsic Motivation of Achieving Goals and Stimulating Experiences. It also showed that the Extrinsic Motivation of External Regulation and of Introjection presented negative correlations with the School Income and that the Extrinsic Motivation of Identification presents statistically significant differences with the School Income. It was verified that the socioeconomic level is a predictor of School Income and also of Parenting Styles. We can conclude that Parenting Styles and Motivation in Sport have a very significant impact on children's School Income, with the continuation of this scientific research line and, consequently, parental and emotional pedagogy programs in sport.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94444
Rights: openAccess
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