Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94097
Título: O ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo dos cursos de pedagogia de duas instituições de ensino superior
Autor: Araújo, Danielle Pereira de 
Silva, Marcos Antonio Batista da 
Palavras-chave: Relações étnico-raciais; Ensino Superior; Descolonização curricular; Antirracismo; Ethnic-racial relations; Higher Education; Decolonization curriculum; Antirracism
Data: 2020
Editora: PUC Minas
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles 
Título da revista, periódico, livro ou evento: @rquivo Brasileiro de Educação
Volume: 8
Número: 17
Local de edição ou do evento: Belo Horizonte
Resumo: Este artigo analisa a introdução do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A investigação está ancorada no debate realizado pelas ciências sociais no campo da educação para as relações étnico-raciais, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O método de investigação incluiu a análise dos projetos pedagógicos, currículos e entrevistas com discentes e docentes das duas Instituições. A pesquisa revela as disputas e ambiguidades existentes na construção da educação antirracista nos cursos de pedagogia, onde o currículo expressa as tensões, contradições e interesses de grupos que estão dentro e fora da universidade.
This article analyses the introduction of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture teaching in the political-pedagogical projects and curricula of the Pedagogy courses of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). The research is anchored in the debate held by the social sciences in the field of education for ethnic-racial relations, in the light of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. The research method included the analysis of pedagogical projects, curricula and interviews with students and teachers from both institutions. The research reveals the disputes and ambiguities that exist in the construction of antirracist education in pedagogical courses, where the curriculum expresses the tensions, contradictions and interests of groups that are inside and outside the university.
URI: https://hdl.handle.net/10316/94097
ISSN: 2318-7344
DOI: 10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p322-351
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O Ensino da Historia e Cultura Afro-brasileira e Indigena.pdf426.08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

233
Visto em 16/abr/2024

Downloads

375
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.