Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93755
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Rita Fé-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:08:44Z-
dc.date.available2021-03-18T23:08:44Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93755-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e pretende perceber, enquanto estudo de caso científico-didático, de que forma é que o ensino explícito das inferências e da síntese, enquanto estratégias de compreensão leitora do texto literário, otimizam a compreensão leitora. Na primeira parte deste trabalho, procedeu-se à caracterização do contexto socioeducativo, que inclui a apresentação da instituição de ensino e da turma onde foi concretizado o estágio, e à reflexão crítica da experiência docente ao longo do ano letivo. Na segunda parte, após uma breve introdução que reflete sobre a pertinência do tema, explicita-se a prevalência das duas estratégias nos Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico e Secundário e procede-se ao enquadramento teórico, que expõe os conceitos básicos para a compreensão da temática em causa. Por fim, apresentam-se os dados, obtidos a partir de aplicações didáticas das estratégias e dos Questionários de Leitura, que serão analisados e discutidos criticamente. Após o balanço crítico da prestação dos alunos e do trabalho desenvolvido pela professora estagiária, constata-se que o impacto do ensino explícito das inferências e da síntese é positivo e observa-se uma progressiva otimização da compreensão leitora nos alunos ao longo das aplicações didáticas. O presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e pretende perceber, enquanto estudo de caso científico-didático, de que forma é que o ensino explícito das inferências e da síntese, enquanto estratégias de compreensão leitora do texto literário, otimizam a compreensão leitora. Na primeira parte deste trabalho, procedeu-se à caracterização do contexto socioeducativo, que inclui a apresentação da instituição de ensino e da turma onde foi concretizado o estágio, e à reflexão crítica da experiência docente ao longo do ano letivo. Na segunda parte, após uma breve introdução que reflete sobre a pertinência do tema, explicita-se a prevalência das duas estratégias nos Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico e Secundário e procede-se ao enquadramento teórico, que expõe os conceitos básicos para a compreensão da temática em causa. Por fim, apresentam-se os dados, obtidos a partir de aplicações didáticas das estratégias e dos Questionários de Leitura, que serão analisados e discutidos criticamente. Após o balanço crítico da prestação dos alunos e do trabalho desenvolvido pela professora estagiária, constata-se que o impacto do ensino explícito das inferências e da síntese é positivo e observa-se uma progressiva otimização da compreensão leitora nos alunos ao longo das aplicações didáticas.por
dc.description.abstractThis report falls within the scope of Supervised Pedagogical Practice and intends to understand, as a scientific-didactic case study, how the explicit teaching of inferences and synthesis, as reading comprehension strategies of the literary text, optimize the reading comprehension. In the first part of this work, we proceeded to characterize the socio-educational context, which includes the presentation of the educational institution and the class where the internship took place, and the critical reflection of the teaching experience throughout the school year. In the second part, after a brief introduction that reflects on the relevance of the theme, the prevalence of the two strategies in the Basic and Secondary Curriculum Programs and Goals is made explicit and the theoretical framework proceeds, which exposes the basic concepts for understanding the theme in question. Finally, the data, obtained from didactic applications of the strategies and the Reading Questionnaires, are presented, which will be analyzed and discussed critically. After the critical assessment of the student's performance and the work developed by the trainee teacher, it appears that the impact of the explicit teaching of inferences and synthesis is positive and there is a progressive optimization of reading comprehension in students throughout the didactic applications.This report falls within the scope of Supervised Pedagogical Practice and intends to understand, as a scientific-didactic case study, how the explicit teaching of inferences and synthesis, as reading comprehension strategies of the literary text, optimize the reading comprehension. In the first part of this work, we proceeded to characterize the socio-educational context, which includes the presentation of the educational institution and the class where the internship took place, and the critical reflection of the teaching experience throughout the school year. In the second part, after a brief introduction that reflects on the relevance of the theme, the prevalence of the two strategies in the Basic and Secondary Curriculum Programs and Goals is made explicit and the theoretical framework proceeds, which exposes the basic concepts for understanding the theme in question. Finally, the data, obtained from didactic applications of the strategies and the Reading Questionnaires, are presented, which will be analyzed and discussed critically. After the critical assessment of the student's performance and the work developed by the trainee teacher, it appears that the impact of the explicit teaching of inferences and synthesis is positive and there is a progressive optimization of reading comprehension in students throughout the didactic applications.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCompreensão Leitorapor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectInferênciaspor
dc.subjectSíntesepor
dc.subjectEnsino Explícito de Estratégias de Compreensãopor
dc.subjectReading Comprehensioneng
dc.subjectMetacognitioneng
dc.subjectInferenceseng
dc.subjectSynthesiseng
dc.subjectExplicit Teaching of Comprehension Strategieseng
dc.titleO ensino explícito das inferências e da síntese enquanto estratégias de compreensão leitora do texto literáriopor
dc.title.alternativeThe explicit teaching of inferences and synthesis as reading comprehension strategies of the literary texteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO ensino explícito das inferências e da síntese enquanto estratégias de compreensão leitora do texto literáriopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674517-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorOliveira, Ana Rita Fé::0000-0001-5754-5093-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriSimões, Maria João Albuquerque Figueiredo-
uc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4392-2999-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RitaFé_Relatório_de_Estágio.pdf16.23 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons