Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93720
Título: Jovens Artistas Unidos. Possibilidades de teatro com jovens Hoje.
Outros títulos: Jovens Artistas Unidos, Possibility of theater with young people today
Autor: Regalado, Ricardo Samuel de Oliveira
Orientador: Oliveira, Fernando Matos de
Palavras-chave: Teatro; educação; juventude; comunidade; processo criativo; drama; education; youth; comunity; criative process
Data: 19-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Jovens Artistas Unidos. Possibilidades de teatro com jovens Hoje.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Os jovens Artistas Unidos são aqui apresentados como uma possibilidade de teatro para jovens. Este coletivo de jovens voluntários sem formação artística constitui a identidade essencial de um projeto que aqui se pretende desenvolver e estudar, de modo a conceber um quadro de noções e conceitos que corroborem esta mesma ideia, justificando e propondo o dito coletivo como possibilidade.Pretendo inicialmente apresentar o projeto, contextualiza-lo no meio em que se insere, e tentarei depois enquadrá-lo nas tendências contemporâneas do teatro, explorando um vasto conjunto de conceitos e noções que o associam e dissociam de vários movimentos e experiências teatrais já existentes, tais como o Teatro Social, Teatro Comunitário, Teatro Educativo, Teatro do Oprimido, etc. A segunda parte do trabalho expõe a dimensão prática do projeto, e é relativa á criação de uma peça do Teatro, em condições muito específicas, por parte de seis jovens atores não profissionais que ao longo de seis meses conceberam o dito espectáculo sob duas premissas essenciais: a de criarem um espectáculo que se pudesse definir como teatro, e a de o fazerem sozinhos, sem que eu pudesse alguma vez interferir no processo criativo.Esta oportunidade de criação sem indicações prévias ou caminhos definidos, vai constituir um desafio àqueles jovens artistas, mas servirá sobretudo como caso de estudo, possibilitando uma investigação e uma reflexão a partir das quais se tornará possível compreender não só a dimensão do próprio projeto e do coletivo, bem como, e sobretudo do teatro para jovens no panorama teatral. Pretendo, neste sentido, propor um reflexão contínua acerca do teatro e da importância da experiência teatral no processo de desenvolvimento pessoal e coletivo daqueles jovens, através de uma análise sobre o seu processo criativo e sobre os resultados implicados pela experiência, evidenciando o caráter político e pedagógico que este conceito impõe e revogando a urgência de um pensamento cultural e artístico mais profundo e consistente. Palavras-Chave: Teatro, Educação, Juventude, Comunidade, Processo Criativo
The project "Jovens Artistas Unidos" is introduced here as a potential theatre for young people. This young volunteers’ group, which doesn’t have artistic training, represents the main project identity that is intended to be explained here, in order to build a concept framework justifying and proposing this group as a possibility. First, I intend to present the project, its framework, and then I will try to fit it into the contemporary theater’s trends, exploring a wide range of concepts and notions that associate and dissociate it from several existing movements and theatrical experiences, such as Social Theater, Community Theater, Educational Theater, Theater of the Oppressed, etc.The second part of the work reveals the practical dimension of the project, and is related to the creation of a Theater Play, under very specific conditions, by six young non-professional actors. These actors, over six months, developed the show under two essential premises: to create a show that could be defined as a theater, and to do it on their own, without me interfering in the creative process.This opportunity for creation without preliminary guidance or defined paths will be a challenge for these young artists. It will also work as a case study, enabling an investigation and reflection that will allow the understanding not only of the dimension of the project itself, as well as the theater for young people in the theatrical scene.Therefore, I intend to propose a continuous reflection on theater and the importance of theatrical experience in the process of personal and collective development of these young people, through the analysis of their creative process and the results of the experience, highlighting the political and pedagogical domains that this concept imposes and emphasizing the urgency of a deeper and more consistent cultural and artistic thinking.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93720
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
projeto mestrado - JAU -ricardo regalado.pdf1.48 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

127
Visto em 23/abr/2024

Downloads

127
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons