Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93714
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSimões, Rita Joana Basílio de-
dc.contributor.authorPaulo, Fábio Patrício Costa-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:02:56Z-
dc.date.available2021-03-18T23:02:56Z-
dc.date.issued2020-10-21-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93714-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO novo paradigma digital traz desafios acrescidos à comunicação organizacional, e, particularmente, às relações públicas e à comunicação externa. Em tempos de redes sociais online e de uma participação pública ativa, as organizações que pretendam tirar partido das oportunidades inerentes a essas plataformas, veem-se forçadas a repensar e a reformular os seus preceitos e práticas comunicacionais, adaptando-se às novas transformações e reconfigurações sociais. Além dos objetivos pragmáticos, a comunicação das organizações deve considerar valores como a ética e a responsabilidade social.Abrangida nesses aspetos com peso reforçado na contemporaneidade, configurando aliás um tópico preeminente de debate social e académico, está a questão da igualdade de género. Além da descrição e reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas no estágio e da comunicação da instituição em sentido lato, o presente relatório desenvolve um estudo de caso que se debruça, precisamente, sobre a igualdade de género na estratégia de comunicação do TAGV levada a cabo na sua página do Facebook.Em linha com as conclusões sobre o tópico noutros contextos mediáticos, concluímos que as publicações online da entidade acolhedora veiculam representações visuais e textuais diferenciadas quantitativa e qualitativamente e que, em geral, não favorecem a igualdade de género. Os dados obtidos afirmam a necessidade de um investimento acrescido da instituição relativamente a este parâmetro em concreto. Esperamos que a presente investigação contribua para o fomento da consciência crítica nos profissionais implicados e na comunidade envolvente, guiando as futuras intervenções dos primeiros no sentido de representações mais equilibradas.por
dc.description.abstractThe new digital paradigm brings increasing challenges for organizational communication, particularly, to public relations and external communication. In a time of social media and active public participation, the organizations aiming to profit from the opportunities offered by those platforms, are obliged to rethink and reformulate their communication principles and practices, adjusting themselves to the new social transformations and reconfigurations. Beyond pragmatic goals, the organizational communication must consider values as ethics and social responsibility.In the scope of those currently reinforced aspects, being a leading topic of social and academic discussion, is the issue of gender equality. In addition to the description and critical thought about the internship activities and the institution’s communication, this report develops a case study, precisely, about gender equality in the strategy of communication of the TAGV that takes place on its Facebook page.In line with the conclusions about the matter in other media contexts, we conclude that the online publications of the hosting entity present differentiated quantitative and qualitative visual and textual depictions, generally, opposing gender equality. This data points out the necessity of a further investment of the institution in relation to this specific parameter. We hope that this investigation does contribute to the promotion of critical thought in the involved professionals and surrounding community, guiding the upcoming interventions of the first towards more balanced representations.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectcomunicação organizacionalpor
dc.subjectética e responsabilidade socialpor
dc.subjectanálise do conteúdopor
dc.subjectrepresentações de géneropor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectorganizational communicationeng
dc.subjectethics and social responsabilityeng
dc.subjectcontent analysiseng
dc.subjectgender representationseng
dc.subjectFacebookeng
dc.titleRepresentações de género na comunicação institucional digital: estudo de caso da página do Teatro Académico de Gil Vicente no Facebookpor
dc.title.alternativeGender representations in digital institutional communication: case study of the Teatro Académico de Gil Vicente’s Facebook pageeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationTeatro Académico de Gil Vicente - Coimbra-
degois.publication.titleRepresentações de género na comunicação institucional digital: estudo de caso da página do Teatro Académico de Gil Vicente no Facebookpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674843-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPaulo, Fábio Patrício Costa::0000-0002-3919-5429-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriAmaral, Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque-
uc.degree.elementojuriRamalhão, Paula Alexandra Lobo Martins-
uc.degree.elementojuriSimões, Rita Joana Basílio de-
uc.contributor.advisorSimões, Rita Joana Basílio de::0000-0001-6356-6042-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6356-6042-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
FábioPaulo_versaofinal.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

131
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

123
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons