Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93697
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
dc.contributor.authorPinheiro, Miguel Filipe Mourato-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:01:17Z-
dc.date.available2021-03-18T23:01:17Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93697-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractAs imagens em movimento foram ganhando, com o tempo, cada vez mais importância e destaque na nossa sociedade e, mais particularmente, entre as crianças e jovens dos dias de hoje, onde procuram e pretendem adquirir um conhecimento rápido e fácil. O cinema ou um filme documentário, por exemplo, têm a capacidade de representar de forma dinâmica certos acontecimentos ocorridos no mundo real. Ao observarem, num ecrã, determinado aspeto que foi estudado ou referido em sala de aula, os alunos poderão compreender melhor os conteúdos lecionados, ao mesmo tempo que promove um ambiente mais lúdico, descontraído e motivador. Com base neste pressuposto, este relatório, tem como objetivo avaliar de que forma as imagens em movimento, mais concretamente o cinema, dinamizam e contribuem para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e de autoaprendizagem nas aulas de História. Tendo em conta que o trabalho foi realizado com uma turma do 7º ano de escolaridade, na Escola Básica 2,3 Inês de Castro, aquando da realização do estágio pedagógico no ano letivo 2019/2020, optou-se, em termos metodológicos, por realizar um Estudo de Caso com uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que a utilização desta estratégia pedagógica pode ser bastante benéfica, não só para que os alunos se sintam interessados e motivados pela disciplina de História, mas também para desenvolverem competências de aprendizagem, como é o caso do espírito critico e da comunicação (oral e escrita) e competências de autoaprendizagem, como por exemplo a autonomia e iniciativa individual para aprofundar conhecimentos. Estas competências são muito importantes para o futuro cívico e profissional dos estudantes de hoje em dia.por
dc.description.abstractMoving images have become increasingly important and prominent in our society over time, and particularly among today's children and young people, where they seek and want to gain quick and easy knowledge. Cinema or a documentary film, for example, has the ability to dynamically represent certain events that occurred in the real world. By observing, on a screen, a certain aspect that has been studied or mentioned in the classroom, students will be able to better understand the content taught, while promoting a more playful, relaxed and motivating environment. Based on this assumption, this ongoing research aims to evaluate how moving images, more specifically the cinema, stimulate and contribute to the development of learning skills and self-learning skills in history classes. Taking into account that the work was carried out with a class of the 7th year of schooling, at the Escola Básica 2,3 Inês de Castro, when the pedagogical internship was performed in the school year 2019/2020, we chose, , in methodological terms, to conduct a Case Study with a qualitative approach. The results showed that the use of this pedagogical strategy can be very beneficial, not only so that students feel interested and motivated by the discipline of History, but also to develop learning skills, as is the case of critical thinking and communication (oral and written) and self-learning skills, such as autonomy and individual initiative to increase knowledge. These skills are very important for the civic and professional future of today's students.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectImagens em movimentopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectCompetências de Aprendizagempor
dc.subjectCompetências de Autoaprendizagempor
dc.subjectMoving imageseng
dc.subjectMovieseng
dc.subjectDocumentaryeng
dc.subjectLearning skillseng
dc.subjectSelf-learning skillseng
dc.titleAs Imagens em Movimento como Recurso Pedagógico nas Aulas de Históriapor
dc.title.alternativeMoving images as a pedagogical resource in history classeseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationestudante-
degois.publication.titleAs Imagens em Movimento como Recurso Pedagógico nas Aulas de Históriapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202675114-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPinheiro, Miguel Filipe Mourato::0000-0002-7086-458X-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriMoreira, José António-
uc.degree.elementojuriTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
uc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo::0000-0002-5927-3957-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5927-3957-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MiguelPinheiro_versaofinal.pdf10.89 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

178
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

142
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons