Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93672
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Catarina Silva-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:00:47Z-
dc.date.available2021-03-18T23:00:47Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93672-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático relativo ao ensino explícito das estratégias de leitura imagens sensoriais e resolução de dificuldades no âmbito da compreensão da leitura. Este trabalho foi desenvolvido durante o Estágio Pedagógico Supervisionado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, numa turma do 10.º ano do curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, no ano letivo 2019/2020. Pretendeu-se aferir de que forma o ensino explícito das estratégias de leitura utilizadas potencializa a monitorização e a compreensão da leitura de textos literários que integram o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Como tal, a partir de uma abordagem teórico-didática o presente relatório centra-se na reflexão e na exploração dos conceitos atinentes à metacognição e à compreensão e na análise e interpretação dos resultados obtidos através dos instrumentos de recolha de dados. Os procedimentos adotados e os resultados obtidos evidenciam a pertinência das aplicações didáticas e do ensino explícito das estratégias imagens sensoriais e resolução de dificuldades. Foi evidente que a explicitação das estratégias proporcionaram aos discentes uma otimização da compreensão da leitura do texto literário.O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático relativo ao ensino explícito das estratégias de leitura imagens sensoriais e resolução de dificuldades no âmbito da compreensão da leitura. Este trabalho foi desenvolvido durante o Estágio Pedagógico Supervisionado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, numa turma do 10.º ano do curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, no ano letivo 2019/2020. Pretendeu-se aferir de que forma o ensino explícito das estratégias de leitura utilizadas potencializa a monitorização e a compreensão da leitura de textos literários que integram o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Como tal, a partir de uma abordagem teórico-didática o presente relatório centra-se na reflexão e na exploração dos conceitos atinentes à metacognição e à compreensão e na análise e interpretação dos resultados obtidos através dos instrumentos de recolha de dados. Os procedimentos adotados e os resultados obtidos evidenciam a pertinência das aplicações didáticas e do ensino explícito das estratégias imagens sensoriais e resolução de dificuldades. Foi evidente que a explicitação das estratégias proporcionaram aos discentes uma otimização da compreensão da leitura do texto literário.por
dc.description.abstractThis report describes a scientific-didactic case study on the related to the explicit teaching of reading strategies sensory images and difficulties resolution in reading comprehension. This research was developed during the Supervised Pedagogical Internship carried out within the scope of the Master in Portuguese Teaching in the lower secondary and secondary education, in a class of the 10th year of the Scientific-Humanistic Course of Languages and Humanities, in the academic year of 2019/2020. It was intended to assess how the explicit teaching of the used reading strategies enhances the monitoring and comprehension in reading literary texts that are part of the Portuguese language program and curricular goals of the secondary education. Consequently, from a theoretical and didactic approach, this report focuses on the reflection and investigation of concepts related to metacognition, the comprehension and on the analysis and interpretation of the results obtained through the data collection instruments. The adopted procedures and the results obtained show the relevance of the didactic applications and the explicit teaching of the strategies sensory imaging and resolution of difficulties. It was evident that the explanation of the strategies provided the students with an optimization of literary text’ reading comprehension.This report describes a scientific-didactic case study on the related to the explicit teaching of reading strategies sensory images and difficulties resolution in reading comprehension. This research was developed during the Supervised Pedagogical Internship carried out within the scope of the Master in Portuguese Teaching in the lower secondary and secondary education, in a class of the 10th year of the Scientific-Humanistic Course of Languages and Humanities, in the academic year of 2019/2020. It was intended to assess how the explicit teaching of the used reading strategies enhances the monitoring and comprehension in reading literary texts that are part of the Portuguese language program and curricular goals of the secondary education. Consequently, from a theoretical and didactic approach, this report focuses on the reflection and investigation of concepts related to metacognition, the comprehension and on the analysis and interpretation of the results obtained through the data collection instruments. The adopted procedures and the results obtained show the relevance of the didactic applications and the explicit teaching of the strategies sensory imaging and resolution of difficulties. It was evident that the explanation of the strategies provided the students with an optimization of literary text’ reading comprehension.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectcompreensão da leiturapor
dc.subjectensino explícito de estratégias de leiturapor
dc.subjectimagens sensoriaispor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectresolução de dificuldadespor
dc.subjectreading comprehensioneng
dc.subjectexplicit teaching of reading strategieseng
dc.subjectsensory imageseng
dc.subjectreadingeng
dc.subjectsolving difficultieseng
dc.titleAs imagens sensoriais e a resolução de dificuldades na compreensão da leiturapor
dc.title.alternativeSensory images and the difficulties resolution in reading comprehensioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAs imagens sensoriais e a resolução de dificuldades na compreensão da leiturapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674452-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Ana Catarina Silva::0000-0002-2854-4646-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4392-2999-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
AnaFerreira_versaofinal.pdf4.05 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

126
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

157
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons