Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93672
Título: As imagens sensoriais e a resolução de dificuldades na compreensão da leitura
Outros títulos: Sensory images and the difficulties resolution in reading comprehension
Autor: Ferreira, Ana Catarina Silva
Orientador: Machado, Ana Maria Silva
Palavras-chave: compreensão da leitura; ensino explícito de estratégias de leitura; imagens sensoriais; leitura; resolução de dificuldades; reading comprehension; explicit teaching of reading strategies; sensory images; reading; solving difficulties
Data: 14-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: As imagens sensoriais e a resolução de dificuldades na compreensão da leitura
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático relativo ao ensino explícito das estratégias de leitura imagens sensoriais e resolução de dificuldades no âmbito da compreensão da leitura. Este trabalho foi desenvolvido durante o Estágio Pedagógico Supervisionado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, numa turma do 10.º ano do curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, no ano letivo 2019/2020. Pretendeu-se aferir de que forma o ensino explícito das estratégias de leitura utilizadas potencializa a monitorização e a compreensão da leitura de textos literários que integram o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Como tal, a partir de uma abordagem teórico-didática o presente relatório centra-se na reflexão e na exploração dos conceitos atinentes à metacognição e à compreensão e na análise e interpretação dos resultados obtidos através dos instrumentos de recolha de dados. Os procedimentos adotados e os resultados obtidos evidenciam a pertinência das aplicações didáticas e do ensino explícito das estratégias imagens sensoriais e resolução de dificuldades. Foi evidente que a explicitação das estratégias proporcionaram aos discentes uma otimização da compreensão da leitura do texto literário.O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático relativo ao ensino explícito das estratégias de leitura imagens sensoriais e resolução de dificuldades no âmbito da compreensão da leitura. Este trabalho foi desenvolvido durante o Estágio Pedagógico Supervisionado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, numa turma do 10.º ano do curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, no ano letivo 2019/2020. Pretendeu-se aferir de que forma o ensino explícito das estratégias de leitura utilizadas potencializa a monitorização e a compreensão da leitura de textos literários que integram o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Como tal, a partir de uma abordagem teórico-didática o presente relatório centra-se na reflexão e na exploração dos conceitos atinentes à metacognição e à compreensão e na análise e interpretação dos resultados obtidos através dos instrumentos de recolha de dados. Os procedimentos adotados e os resultados obtidos evidenciam a pertinência das aplicações didáticas e do ensino explícito das estratégias imagens sensoriais e resolução de dificuldades. Foi evidente que a explicitação das estratégias proporcionaram aos discentes uma otimização da compreensão da leitura do texto literário.
This report describes a scientific-didactic case study on the related to the explicit teaching of reading strategies sensory images and difficulties resolution in reading comprehension. This research was developed during the Supervised Pedagogical Internship carried out within the scope of the Master in Portuguese Teaching in the lower secondary and secondary education, in a class of the 10th year of the Scientific-Humanistic Course of Languages and Humanities, in the academic year of 2019/2020. It was intended to assess how the explicit teaching of the used reading strategies enhances the monitoring and comprehension in reading literary texts that are part of the Portuguese language program and curricular goals of the secondary education. Consequently, from a theoretical and didactic approach, this report focuses on the reflection and investigation of concepts related to metacognition, the comprehension and on the analysis and interpretation of the results obtained through the data collection instruments. The adopted procedures and the results obtained show the relevance of the didactic applications and the explicit teaching of the strategies sensory imaging and resolution of difficulties. It was evident that the explanation of the strategies provided the students with an optimization of literary text’ reading comprehension.This report describes a scientific-didactic case study on the related to the explicit teaching of reading strategies sensory images and difficulties resolution in reading comprehension. This research was developed during the Supervised Pedagogical Internship carried out within the scope of the Master in Portuguese Teaching in the lower secondary and secondary education, in a class of the 10th year of the Scientific-Humanistic Course of Languages and Humanities, in the academic year of 2019/2020. It was intended to assess how the explicit teaching of the used reading strategies enhances the monitoring and comprehension in reading literary texts that are part of the Portuguese language program and curricular goals of the secondary education. Consequently, from a theoretical and didactic approach, this report focuses on the reflection and investigation of concepts related to metacognition, the comprehension and on the analysis and interpretation of the results obtained through the data collection instruments. The adopted procedures and the results obtained show the relevance of the didactic applications and the explicit teaching of the strategies sensory imaging and resolution of difficulties. It was evident that the explanation of the strategies provided the students with an optimization of literary text’ reading comprehension.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93672
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
AnaFerreira_versaofinal.pdf4.05 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

128
Visto em 16/abr/2024

Downloads

166
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons