Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93662
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dc.contributor.advisorGomes, Liliana Isabel Esteves-
dc.contributor.authorMota, Ana Carolina Espinha-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:00:37Z-
dc.date.available2021-03-18T23:00:37Z-
dc.date.issued2020-07-16-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93662-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO uso de estratégias de Marketing e Comunicação em serviços de informação e, em particular, em bibliotecas, tem vindo a revelar-se essencial, no que respeita ao acompanhamento da evolução do mindset dos consumidores e ao engagement com o público-alvo.Através das ferramentas da Web 2.0, as bibliotecas universitárias têm maior visibilidade no processo de comunicação/divulgação de informação, sobretudo através das respetivas páginas web e das redes sociais. Neste contexto, a mediação por parte dos profissionais de informação é fundamental na Era Digital.O presente estudo tem como objetivo geral compreender como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0. Como objetivos específicos pretende-se: discutir os conceitos de Marketing e Comunicação; estudar o Marketing e a Comunicação em Bibliotecas Universitárias; avaliar como as Bibliotecas da Universidade de Coimbra (BUC) comunicam com os seus clientes/utilizadores e com a sociedade.Optou-se por uma abordagem qualitativa de natureza exploratória: revisão da literatura e um estudo aplicado. Este estudo concretizou-se com recurso à pesquisa descritiva e a um survey/questionário.Dos resultados obtidos destaca-se: a tecnologia Web 2.0 mais utilizada pelas BUC é a respetiva página web no domínio uc.pt; o recurso a outras ferramentas digitais encontra-se ainda numa fase de desenvolvimento, tendo em conta que a maioria dos serviços inquiridos não utiliza redes sociais como canais de comunicação/divulgação; o Facebook é a rede social preferencial adotada pelas BUC.Reconhece-se que uma presença ativa das bibliotecas universitárias em espaços digitais, onde se concentram os prosumers, como as redes sociais, promove o acesso e uso, a disponibilização célere de informação/conhecimento, o feedback e a proximidade. No caso das BUC considera-se premente a implementação de um Plano de Comunicação, com o foco nos nativos digitais e na promoção dos produtos e serviços disponibilizados.por
dc.description.abstractThe use of Marketing and Communication strategies in information services, and in particular in libraries, has proved to be essential when dealing with the monitoring of the evolution of consumers mindset and the engagement with the target audience.Through Web 2.0 tools, university libraries have greater visibility in the information communication/dissemination process, mainly through the respective websites and social networks. In this context, mediation by information professionals is essential in the Digital Age.The present study aims to understand how university libraries communicate on Web 2.0. The specific objectives are: to discuss the concepts of Marketing and Communication; to study the Marketing and Communication in University Libraries; to evaluate how the Libraries of the University of Coimbra (LUC) communicate with its costumers/users and with society.The chosen approach was of a qualitative and exploratory nature: literature review and an applied study. This study was carried out using descriptive research and a survey.From the results obtained, the following stand out: the Web 2.0 technology most used by LUC is the respective webpage in the uc.pt domain; the use of other digital tools is still in a development phase, taking into account that most of the services do not use social networks as communication/dissemination channels; Facebook is the preferred social network adopted by the LUC.It is acknowledged that an active presence of university libraries in digital spaces, where prosumers are concentrated, such as social networks, promotes access and use, the fast availability of information/knowledge, feedback and proximity. In the case of the LUC, the implementation of a Communication Plan is considered strategic, with a focus on digital natives and on the promotion of the products and services available.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectMarketing e Comunicaçãopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectUniversidade de Coimbrapor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectUniversity librarieseng
dc.subjectMarketing and Communicationeng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectUniversity of Coimbraeng
dc.subjectWeb 2.0eng
dc.titleComo comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbrapor
dc.title.alternativeHow do university libraries communicate on the Web 2.0? Applied study at the University of Coimbraeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleComo comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbrapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674207-
thesis.degree.disciplineCiência da Informação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciência da Informação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMota, Ana Carolina Espinha::0000-0001-5112-5354-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriFreitas, Maria Cristina Vieira de-
uc.degree.elementojuriGomes, Liliana Isabel Esteves-
uc.degree.elementojuriMarcial, Viviana Fernández-
uc.contributor.advisorGomes, Liliana Isabel Esteves-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
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