Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93658
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBranco, Sérgio Emanuel Dias-
dc.contributor.authorVentura, João Marcelo Antunes-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:00:30Z-
dc.date.available2021-03-18T23:00:30Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93658-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO seguinte relatório intitulado Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical é fruto de um estágio curricular de duração de seis meses no festival Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer durante a organização da vigésima tercerira edição deste mesmo no ano presente (dois mil e dezanove). Este relatório encontra-se dividido em duas partes: encontramos primeiramente uma apresentação da entidade de estágio (as finalidades da organização, a sua missão, a sua visão e os seus valores, as várias secções do festival, a política de programação, as premiações, a comunicação como uma referência à edição do festival para qual trabalhei) como de igual modo um descrever detalhado das actividades por mim desenvolvidas enquanto estagiário, seguidamente de um trabalho de investigação e programação em volta da temática do Hip-Hop Queer, sendo feita uma contextualização histórica abordando os seus vários agentes criativos, do teledisco e a sua evolução histórica como género dentro do audiovisual e da representação da identidade e cultura queer por artistas não heteronormativos e não binários através do teledisco onde são destacados alguns videos musicais por mim programados para o festival Queer Lisboa.É proposto então neste relatório uma reflexão histórica e artística perante o género músical que é o Hip-Hop, um traçar da evolução do teledisco como género audiovisual e o seu interesse no seio académico como uma análise formal e informal de uma selecção de telediscos provenientes de uma programação por mim realizada com a colaboração de Nuno Galopim para a secção Queer Pop do festival Queer Lisboa.por
dc.description.abstractThe following report entitled Queer Lisboa: Queer Hip-Hop and Queer Representation in Music Video is the result of a six-month curricular internship at Queer Lisboa - Queer International Film Festival during the organization of its twenty-third edition this year. (two thousand and nineteen). This report is divided into two parts: first we find a presentation of the internship entity (the organization's purposes, mission, vision and values, various festival sections, programming policy, awards, communication as a reference to the edition of the festival I worked for) as well as a detailed description of the activities I developed as an intern during the time of preparation of the 23rd edition of Queer Lisboa, followed by research and programming around the theme of Queer Hip-Hop, with a contextualization. approaching its various creative agents, the music video and its historical evolution as a genre within the audiovisual and the representation of queer identity and culture by non-heteronormative and non-binary artists through the music video where some music videos programmed by me for the festival are highlighted. Queer Lisboa.There is therefore proposed in this report historical and artistic reflection on the hip-hop music genre, a tracing of the evolution of music video as an audiovisual genre and its interest in the academic world through a formal and informal analysis of a selection of music videos from a programme I have created with Nuno Galopim's collaboration for the Queer Pop section of the Queer Lisboa festival.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectqueerpor
dc.subjecthip-hoppor
dc.subjectsexualidadepor
dc.subjectgéneropor
dc.subjecttelediscopor
dc.subjectQueereng
dc.subjecthip-hopeng
dc.subjectsexualityeng
dc.subjectgendereng
dc.subjectmusic videoeng
dc.titleQueer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musicalpor
dc.title.alternativeQueer Lisboa: Queer Hip-Hop and Queer Representation in Music Videoseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationQueer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer-
degois.publication.titleQueer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musicalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202490831-
thesis.degree.disciplineArtes do Espectáculo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Artísticos-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVentura, João Marcelo Antunes::0000-0001-7784-7742-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Fernando Matos de-
uc.degree.elementojuriAlcaire, Rita-
uc.degree.elementojuriBranco, Sérgio Emanuel Dias-
uc.contributor.advisorBranco, Sérgio Emanuel Dias-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2444-9905-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
JoaoVentura_versaofinal.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons