Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93591
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dc.contributor.advisorJesus, Joel Alexandre da Silva de-
dc.contributor.advisorFerreira, José António Martins-
dc.contributor.authorGil, João Rafael Furet-
dc.date.accessioned2021-03-17T23:10:51Z-
dc.date.available2021-03-17T23:10:51Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.date.submitted2021-03-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93591-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA Manufatura Aditiva (MA) é um processo de fabrico de componentes com enorme potencial e em corrente desenvolvimento. O titânio e as suas ligas são um exemplo de materiais, entre vários metais, que podem ser utilizados no fabrico de peças por MA. Os investigadores têm procurado melhorar as propriedades mecânicas dos materiais produzidos por esta técnica. No caso do titânio, a sua biocompatibilidade e a elevada razão resistência/peso são fatores de eleição deste material para aplicações onde os componentes estão sujeitos a fadiga e corrosão. A liga de titânio mais utilizada na indústria é a Ti6Al4V. Esta possui as características do titânio e a adição de alumínio e vanádio conferem a esta liga ductilidade e boa resistência mecânica. Além disso, apresenta uma boa soldabilidade e maquinabilidade e um bom desempenho nos processos de MA, nomeadamente na Fusão Seletiva a Laser (FSL).O processo de FSL, é caracterizado pela produção de componentes camada a camada através da fusão de pó. Esta técnica permite criar peças com elevada complexidade geométrica, pelo que é muito utilizada na indústria atual. As características dos materiais produzidos por FSL, podem ser melhoradas, utilizando várias técnicas, como o tratamento térmico de alívio de tensões residuais e a técnica HIP após a sua manufatura. A técnica HIP parece diminuir a porosidade e provocar um aumento da compacidade, enquanto a técnica de tratamento térmico de alívio de tensões residuais diminui as tensões internas presentes no componente, devido aos elevados gradientes de temperatura presentes no processo FSL.por
dc.description.abstractA Manufatura Aditiva (MA) é um processo de fabrico de componentes com enorme potencial e em corrente desenvolvimento. O titânio e as suas ligas são um exemplo de materiais, entre vários metais, que podem ser utilizados no fabrico de peças por MA. Os investigadores têm procurado melhorar as propriedades mecânicas dos materiais produzidos por esta técnica. No caso do titânio, a sua biocompatibilidade e a elevada razão resistência/peso são fatores de eleição deste material para aplicações onde os componentes estão sujeitos a fadiga e corrosão. A liga de titânio mais utilizada na indústria é a Ti6Al4V. Esta possui as características do titânio e a adição de alumínio e vanádio conferem a esta liga ductilidade e boa resistência mecânica. Além disso, apresenta uma boa soldabilidade e maquinabilidade e um bom desempenho nos processos de MA, nomeadamente na Fusão Seletiva a Laser (FSL).O processo de FSL, é caracterizado pela produção de componentes camada a camada através da fusão de pó. Esta técnica permite criar peças com elevada complexidade geométrica, pelo que é muito utilizada na indústria atual. As características dos materiais produzidos por FSL, podem ser melhoradas, utilizando várias técnicas, como o tratamento térmico de alívio de tensões residuais e a técnica HIP após a sua manufatura. A técnica HIP parece diminuir a porosidade e provocar um aumento da compacidade, enquanto a técnica de tratamento térmico de alívio de tensões residuais diminui as tensões internas presentes no componente, devido aos elevados gradientes de temperatura presentes no processo FSL.eng
dc.description.sponsorshipOutro - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa PT2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO-01-0145-FEDER-028789) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia IP/MCTES, através de fundos nacionais (PIDDAC)-
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHIPpor
dc.subjectFabricação Aditivapor
dc.subjectCorrosãopor
dc.subjectPropagação de fendapor
dc.subjectTi6Al4Vpor
dc.subjectHIPeng
dc.subjectAdditive Manufacturingeng
dc.subjectCorrosioneng
dc.subjectFatigue Crack Growtheng
dc.subjectTi6Al4Veng
dc.titleEfeito ambiental e do HIP na propagação de fendas por fadiga em Ti6Al4V produzido por Fabricação Aditivapor
dc.title.alternativeEnvironmental and HIP effect on fatigue crack propagation in Ti6Al4V manufactured by Additive Manufacturingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleEfeito ambiental e do HIP na propagação de fendas por fadiga em Ti6Al4V produzido por Fabricação Aditivapor
dc.date.embargoEndDate2021-03-19-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2021-03-19*
dc.identifier.tid202307956-
thesis.degree.disciplineEngenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.justificaEmbargoEstá a ser preparado um artigo científico com os resultados desta dissertação-
uc.contributor.authorGil, João Rafael Furet::0000-0003-3829-1264-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo540-
uc.degree.presidentejuriCosta, José Domingos Moreira da-
uc.degree.elementojuriFerreira, José António Martins-
uc.degree.elementojuriBorrego, Luis Filipe Pires-
uc.contributor.advisorJesus, Joel Alexandre da Silva de::0000-0002-7133-2331-
uc.contributor.advisorFerreira, José António Martins-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0295-1841-
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