Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93492
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorGonçalves, Flávia Daniela Barros-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:06:21Z-
dc.date.available2021-03-16T23:06:21Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93492-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractA realização do Relatório de Estágio, vem fechar um novo ciclo académico, onde através da prática profissional consegui crescer enquanto pessoa e consegui transmitir vários valores como professora aos meus alunos, de modo a que se tornem pessoas melhores no futuro. Assim sendo, no domínio do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, ocorreu a realização do Estágio Pedagógico, onde foi possível vivenciar em situação real a docência da Educação Física. Com este estágio foi possível crescer como futura professora, através da prática autónoma de ensinar conteúdos e conhecimentos aos alunos do 7º ano de escolaridade, da turma F, da Escola Básica Integrada C/JI Professor Doutor Ferrer Correia. É de salientar que a criação deste documento, visa uma reflexão pessoal através das experiências vividas ao longo deste ano da prática desenvolvida. Posto isto, este documento estrutura-se em três capítulos essenciais: Capitulo 1 que retrata a contextualização da prática desenvolvida, onde inclui as expectativas inicias sobre o estágio vividas por mim, a apresentação do meio escolar, do núcleo de Educação Física e a apresentação da turma com quem trabalhei como professora durante este ano letivo; o Capitulo 2 onde será realizada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, de modo a explicar o que foi feito e desenvolvido ao longo do estágio, dos projetos e parcerias educativas realizadas pelo núcleo de estágio de Educação Física, pela assessoria ao cargo de diretor de turma e por fim, não menos importante será feita referência às aulas dadas ao 1º ano de escolaridade, um ciclo diferente com experiências diferentes; e o Capitulo 3 que aborda o Tema Problema e de como as aprendizagens são corretas de modo a que os alunos adquiram o conhecimento necessário e o sucesso na disciplina.Em suma, esta experiência profissional fez com que eu crescesse como ser humano e como futura professora, na qual vivenciei muitas situações e experiências que vou guardar para a vida.por
dc.description.abstractThe completion of the internship report closes a new academic cycle, where through professional practice I was able to grow as a person and to transmit several values as a teacher to my students, so that they become better people in the future.Thus, in the domain of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Science of Sport and Physical Education, University of Coimbra, was held the Pedagogical Internship, where it was possible to experience in real situation the physical education teaching. With this internship it was possible to grow as a future teacher, through the autonomous practice of teaching content and knowledge to the students of the 7th year of schooling, class F, of the Doctor Professor Ferrer Correia C / JI Integrated Basic School.It is noteworthy that the creation of this document, aims at a personal reflection through the experiences lived throughout this year of the developed practice. Having said this, this document comes from three essential chapters: Chapter 1 that portrays the contextualization of the developed practice, which includes the initial expectations experienced by me about the internship, the presentation of the school environment, of the Physical Education nucleus and the presentation of the class with who I worked as a teacher during this school year; Chapter 2, where a reflective analysis of the pedagogical practice will be made, in order to explain what was done and developed during the internship, of the projects and educational partnerships carried out by the physical education internship nucleus, by the advisory to the position of class director, and for last but not least, a reference will be made to the classes given to the 1st year of schooling, a different cycle with different experiences; and Chapter 3 that addresses the Problem Theme and how learnings are correct so that students acquire the necessary knowledge and success in the discipline.In short, this professional experience has made me grow as a human being and as a future teacher, in which I have experienced many situations and experiences that I will keep for life.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectAprendizagenspor
dc.subjectConhecimentospor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearning. Knowledgeeng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/JI Prof. Dr. Ferrer Correia da turma f do 7º ano no Ano Letivo de 2018/2019por
dc.title.alternativePedagogical Internship Report developed at the Integrated Primary School C / JI Dr. Ferrer 7th grade class f belt in the academic year 2018/2019eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/JI Prof. Dr. Ferrer Correia da turma f do 7º ano no Ano Letivo de 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673383-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, Flávia Daniela Barros::0000-0003-2174-3957-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriMartins, Raúl Agostinho Simões-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriBarroso, Nuno José Martins e Silva-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Rel_Estg1819_Flávia_Gonçalves.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

62
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

88
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons