Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93477
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
dc.contributor.authorRodrigues, João Pedro Rego-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:00:37Z-
dc.date.available2021-03-16T23:00:37Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93477-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractNo âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, surgiu a realização do Estágio Pedagógico, onde se certificou um processo de prática profissional autónoma em situação real de ensino, visando a profissionalização na docência de Educação Física. Ao longo do ano letivo, a prática docente desenvolvida no Estágio Pedagógico resultou neste documento (Relatório de Estágio Pedagógico), que contempla uma análise fundamentada e de reflexão aprofundada da experiência de Estágio Pedagógico, desenvolvida na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2018/2019. O presente documento está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma contextualização da prática através da apresentação das espectativas iniciais, do projeto formativo bem como a caracterização das condições locais e de relação educativo ao longo de todo o estágio pedagógico. O segundo capítulo engloba a análise e reflexão da prática docente (planeamento, realização e avaliação), das atividades desenvolvidas no âmbito das Atividades de Organização e Gestão Escolar, Projetos e Parcerias Educativas, a Atitude Ético-Profissional e as Questões Dilemáticas. Por último, o terceiro capítulo aborda o estudo do tema/problema desenvolvido durante o estágio pedagógico, “O Efeito da Autoavaliação no Desempenho dos Alunos na Unidade Didática de Basquetebol”, em que procuramos verificar se o uso da autoavaliação influencia a perceção que o aluno tem do seu desempenho.por
dc.description.abstractDuring the 2nd year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School – Faculty of Sport Sciences and Physical Education of University of Coimbra, arose the opportunity to do the Teaching Training, where a process of autonomous professional practice in a real teaching situation was certified, aiming at professionalization in Physical Education teaching. Throughout this academic year, the teaching practice developed resulted in this document (Teaching Training Report), which includes a grounded analysis and in-depth reflection about the Teaching Training experience, developed at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School of the Marinha Grande Poente, together with the 9th grade class, in the 2018/2019 school year. This document is divided into three chapters. The first chapter presents a contextualization of practice through the presentation of the initial expectations, the formative project as well as the characterization of local conditions and educational relationship throughout the pedagogical stage. The second chapter encompasses the analysis and reflection of teaching practice (planning, realization and evaluation), activities developed within the Organization and School Management Activities, Educational Projects and Partnerships, Ethical-Professional Attitude and Dilemmatic Issues. Finally, the third chapter covers the study of the subject/problem developed during the Teaching Training, “Effects of Self-Assessement on Students Performance in the Didactic Unit of Basketball”, in which we sought to verify whether the use of self-assessment influences the student's perception of their performance.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeaching Trainingeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 9.ºE NO ANO LETIVO DE 2018/2019por
dc.title.alternativePEDAGOGICAL STAGE REPORT DEVELOPED IN AGRUPMENT MARINHA GRANDE POENTE SCHOOL (SECONDARY SCHOOL ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) TO THE 9th CLASS IN 2018/2019eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 9.ºE NO ANO LETIVO DE 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673510-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, João Pedro Rego::0000-0001-8011-4494-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojurifurtado, Paulo Jorge Trindade da Cruz Sá-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8490-1794-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE_ João Rodrigues.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

22
checked on Sep 16, 2021

Download(s)

7
checked on Sep 16, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons