Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93462
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019
Outros títulos: REPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED IN THE EDUCATIONAL CENTER OF OLIVAIS BY THE GROUP B3 - COMPUTER REPAIR INSTALLER, IN THE LEADING YEAR OF 2018/2019
Autor: Ribeiro, Tânia Sofia Figueiredo
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Educação Física; Reflexão; Processo de Ensino-Aprendizagem; Responsabilidade Pessoal e Social; Teacher Training; Physical Education; Estágio Pedagógico; Reflection; Teaching-learning process; Personal and social responsibility
Data: 5-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS JUNTO DA TURMA B3 – INSTALADOR REPARADOR DE COMPUTADORES NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Local de edição ou do evento: Centro Educativo dos Olivais
Resumo: O Estágio Pedagógico surge como o culminar de um ciclo de estudos, proporcionando ao estagiário a experiência de desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação académica em contexto real, sendo uma etapa conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Deste modo, surge o presente Relatório de Estágio que apresenta e descreve o trabalho desenvolvido, as atividades realizadas e as aprendizagens adquiridas provenientes do contato com a prática pedagógica com a turma B3 – Instalador Reparador de Computadores, do Centro Educativo dos Olivais, no ano letivo 2018/2019. Assim, este documento procura descrever, debater e refletir de uma forma crítica, construtiva e sustentada, o percurso desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. No âmbito do estágio pedagógico, as vivências profissionais e pessoais permitiram compreender as variáveis associadas ao processo de ensino-aprendizagem e realizar tomadas de decisão coerentes. Partindo do planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos, foi possível desenvolver algumas capacidades como a autonomia, cooperação, liderança, adaptação, reflexão crítica e respeito pelas características individuais de cada indivíduo. A variedade de situações e problemáticas associadas à prática educativa torna o processo profissional docente complexo, pela necessidade de gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da comunidade escolar e em particular do aluno. Neste contexto, ao longo do documento encontraremos três capítulos referentes à contextualização da prática, à prática pedagógica e ao aprofundamento do tema-problema.
The Teacher Training emerges as the culmination of a cycle of studies, providing the trainee with the experience of developing and applying the knowledge acquired during his academic training in a real context, being a conclusive stage of the Master's Degree in Physical Education Teaching of Basic and Secondary School of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. Thus, the present Teacher Training presents and describes all the work developed, the activities carried out and the learning acquired from the contact with the pedagogical practice with the group B3 - Computer Repair Installer, of the Olivais Educational Center, in the year 2018/2019. Thus, this document seeks to describe, debate and reflect in a critical, constructive and sustained way, the entire course developed throughout the Pedagogical Stage. In the context of the pedagogical stage, the professional and personal experiences allowed to understand the variables associated with the teaching-learning process and to make coherent decision-making. From the planning, analysis and control of pedagogical processes, it was possible to develop some capacities such as autonomy, cooperation, leadership, adaptation, critical reflection and respect for the individual characteristics of each individual. The variety of situations and problems associated with educational practice makes the professional teaching process somewhat complex, due to the need to manage and operationalize a set of activities in favor of the school community and in particular the student. In this context, throughout the document we will find three chapters concerning the contextualization of practice, pedagogical practice and the deepening of the problem theme.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93462
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg[2019]_Tânia_Ribeiro.pdf2.93 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

74
Visto em 26/mar/2024

Downloads

31
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons