Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93459
Title: Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos c/Secundário José Falcão junto da Turma B do 7ºAno no Ano Lectivo 2018/2019 - Relação entre o Desempenho na Educação Física e a Prática Desportiva Extracurricular.
Other Titles: Report of Internship developed at Basic School 2nd and 3rd Cycles with Secondary José Falcão de Miranda do Corvo next to the B class of the 7th grade in the 2018/2019 school year - Relationship between performance in Physical Education and Extracurricular Sports Practice
Authors: Pinharanda, Guilherme Martinho
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Desempenho Académico; Prática Desportiva Extracurricular; Teacher Training; Physical Education; Academic Achievement; Extracurricular Sports Practice
Issue Date: 15-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos c/Secundário José Falcão junto da Turma B do 7ºAno no Ano Lectivo 2018/2019 - Relação entre o Desempenho na Educação Física e a Prática Desportiva Extracurricular.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente documento foi realizado no âmbito do Estágio Pedagógico, unidade curricular inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Serão aqui retratadas as experiências, dificuldades e estratégias para as combater, de uma forma descritiva e coerente. Este relatório está estruturado em três grandes capítulos. O primeiro aborda uma contextualização da prática desenvolvida, descrevendo as expectativas iniciais e uma caraterização do meio escolar onde foi realizado este Estágio Pedagógico, isto é, a Escola Básica 2º e 3º Ciclos com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, junto da turma B do 7.º ano. O segundo capítulo proporciona uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, abordando dimensões como o planeamento, a realização e a avaliação. Por fim, o capítulo três é dedicado ao aprofundamento do Tema-Problema - “Relação entre o desempenho na Educação Física e a prática desportiva extracurricular”. Este projeto de investigação pretende analisar o impacto que a prática desportiva regular pode ter nas classificações da disciplina de Educação Física. Com uma amostra de 74 alunos, pertencentes ao 7º ano de escolaridade, foi analisado esse impacto com base na carga semanal de prática desportiva extracurricular e nas classificações obtidas, nesta disciplina, em dois anos letivos diferentes. Foram ainda analisadas as diferenças entre géneros no que diz respeito à carga semanal de prática desportiva extracurricular e as modalidades escolhidas pelos alunos.
This document, carried out as part of the Teacher Training, is part of the study plan of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, in Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. In this report, the experiences, difficulties and strategies to combat them will be described in a descriptive and coherent way.The report is structured in three major chapters. The first chapter approaches a contextualization of the developed practice, describing the initial expectations and a characterization of the school environment where this Teacher Training took place, Basic School 2nd and 3rd Cycles with Secondary José Falcão de Miranda do Corvo next to the B class of the 7th grade. The second chapter provides a reflective analysis of pedagogical practice, addressing dimensions such as planning, realization and evaluation. Finally, chapter three explores the Problem-Theme "Relationship between performance in Physical Education and extracurricular sports practice". This research project intends to analyze the impact that regular sports practice can have on the classifications of Physical Education. With a sample of 74 students belonging to the 7th grade, this impact was analyzed based on the weekly load of extracurricular sports practice and the classifications, obtained in this discipline, in two different school years. We also analyzed the differences between genders regarding the weekly load of extracurricular sports practice and the modalities chosen by the students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/93459
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1819_Guilherme_Pinharanda.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

7
checked on Jul 29, 2021

Download(s)

4
checked on Jul 29, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons