Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93457
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT AVELAR BROTERO SECONDARY SCHOOL IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019
Authors: Pereira, André Filipe da Silva
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Reflexão; Perceção; Prática Pedagógica; Physical Education; Teacher Training; Reflexion; Perception; Pedagogical Practice
Issue Date: 9-Jul-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente relatório representa todo o processo desenvolvido no Estágio Pedagógico, que descreve a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica anteriores, realizando a transição da teoria à prática e da função de aluno para professor, estando aqui toda a aplicação inserida num contexto real de ensino. Representando a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, o mesmo foi desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 1F do 11º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico da área de Ciências e Tecnologias, no decorrer do ano letivo de 2018/2019.Este relatório apresenta toda a componente prática realizada de forma sistemática, expondo todas as decisões, estratégias, sucessos e fracassos, sentidos durante o Estágio Pedagógico, descrevendo todo o planeamento, a realização e avaliação das práticas, que visaram sempre a melhor exposição possível de conteúdos e tarefas proporcionadas aos alunos, possibilitando que os mesmos conseguissem desenvolver-se e aumentar os seus conhecimentos e competências com a melhor qualidade de ensino possível.Neste sentido, ao longo deste documento são projetados três capítulos. O primeiro, alusivo à caracterização do contexto da prática pedagógica, o segundo, dividido por quatro áreas de atuação - as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas, e a atitude ético-profissional. Por último, no que respeita à investigação desenvolvida ao longo do ano letivo, um estudo sobre a perceção de professores e respetivos alunos em relação à prática pedagógica do docente de educação física.
This report represents the whole process developed in the Teacher Training, which describes the application of all the knowledge acquired during the previous years of academic formation, making the transition from theory to practice and the function of student to teacher, being here all the application inserted in a real teaching context. Representing the conclusion of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The Teacher Training was developed in Escola Secundária de Avelar Brotero, accompanied the 1F class of the 11th school year during the academic year of 2018/2019. This report presents all the practical component carried out in a systematic way, exposing all the decisions, strategies, successes and failures, that took place during the Teacher Training, describing all the planning, realization and evaluation of the practices, always aimed at the best possible exposition of contents and tasks provided to the students, allowing them to develop and increase their knowledge and skills with the best quality. In this sense, throughout this document three chapters are projected. The first chapter alludes to the characterization of the context of pedagogical practice, the second chapter divided into four areas of action, teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude. Finally, with respect to research carried out throughout the school year, a study on the perception of teachers and their students in relation to the pedagogical practice of the Physical Education teacher.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93457
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1819_André_Pereira.pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

41
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

100
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons