Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93454
Title: Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva
Other Titles: STAGE REPORT DEVELOPED IN THE BASIC SCHOOL OF THE 2ND AND 3ND CYCLES WITH SECONDARY EDUCATION JOSÉ FALCÃO - MIRANDA DO CORVO, WITH THE 7TH C - LEARNING YEAR 2018/2019 - ATTITUDES OF THE STUDENTS FACE TO INCLUSION: COMPARATIVE STUDY OF THE PERCEPTION OF STUDENTS , BEFORE AND AFTER THE APPLICATION OF AN INCLUSIVE ACTIVITY
Authors: Lucas, João Filipe Silva
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Keywords: Educação Física; Inclusão; Necessidades Educativas; Processo de ensino-aprendizagem; Reflexão; Physical Education; Inclusion; Educational Needs; Teaching-learning process; Reflection
Issue Date: 15-Jul-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS COM ENSINO SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO - MIRANDA DO CORVO, COM A TURMA DO 7.º C - ANO LETIVO 2018/2019 - ATITUDES DOS ALUNOS FACE À INCLUSÃO: ESTUDO COMPARATIVO DA PERCEÇÃO DOS ALUNOS, ANTES E APÓS A APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE INCLUSIVA
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico, sendo o primeiro contacto que o futuro docente tem com o ensino, revela-se um momento fulcral no percurso profissional que aqui se inicia. Inserido no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra, o Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário José Falcão, em Miranda do Corvo, durante o ano letivo de 2018/2019, na turma C do 7.º ano.Neste contexto, o presente relatório procura descrever as experiências, o trabalho realizado, as principais dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para as superar ao longo do ano letivo. Com esse intuito, dividiu-se o relatório em três grandes capítulos, sendo que no capítulo I se apresenta o contexto em que foi realizado o Estágio, no capítulo II é concretizada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e, por fim, no capítulo III, é apresentada uma análise aprofundada do Tema-Problema “Atitudes dos Alunos Face à Inclusão: Estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva”. Este estudo apresenta como principal objetivo perceber, se após a aplicação de uma atividade de prática inclusiva numa aula de educação física, existirá diferenças face à perceção dos alunos relativamente à inclusão de alunos com Necessidades Educativas nas suas aulas de Educação Física. Com base neste objetivo, procurámos ainda entender, se o facto de o aluno ter um amigo e/ou familiar com deficiência influencia as suas respostas. Outro dos objetivos que procurámos analisar, foi se o nível de competitividade dos alunos afeta as respostas dadas por estes. Concluindo que inicialmente a generalidade as respostas dos alunos foram positivas e após a aplicação da aula inclusiva, existiu uma melhoria das respostas e perceções dos alunos face à inclusão.
Teacher Training, as it provides the first experience to a student-teacher in the actual teaching environment, is an important component towards becoming a teacher. The student teaching experience took place in Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário José Falcão in Miranda do Corvo, throughout the school year 2018/2019, in a seventh-grade class, and it is part of the Teacher Training of Physical Education in Basic and Secondary School Program.The aim of this report is to summarise all the experiences and hardwork, the main challenges and the strategies used for overcoming obstacles during the school year. To that end, this report is divided into three main sections. The first one provides backround information about the socio-cultural context of the teaching practice. The purpose of section number two is to discuss and evaluate the student teaching experience itself. Finally, the third section is aimed at presenting a thorough analysis of an empirical study titled “Students’ reactions to inclusiveness: a comparative study of the students’ awareness, before and after being involved in an inclusive activity”. The main objective of this study is to understand if, after the application of an inclusive practice activity in a physical education class, there will be differences regarding the students' perception regarding the inclusion of students with Educational Needs in their Physical Education classes. Based on this objective, we also tried to understand if the fact that the student has a friend and / or family member with a disability influences their answers. Another of the objectives we tried to analyze was whether the level of student competitiveness affects the answers given by them. Concluding that initially the students 'responses were positive and after the application of the inclusive class, there was an improvement of the students' responses and perceptions regarding inclusion.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93454
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1819_João_Lucas.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

88
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

47
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons