Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93450
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas da Lousã (Escola Secundária da Lousã) junto da turma B do 9º no ano letivo de 2014/2015
Outros títulos: Pedagogical internship report developed in Agrupamento de Escolas da Lousã (Escola Secundária da Lousã), within the classes of the 9th grade - class B, during the year of 2014/2015
Autor: Bio, Paulo Jorge Andrade
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Ensino-aprendizagem; Perceção de Esforço; Teaching-learning; Perceived Exertion; Physical Education; Pedagogical Intership
Data: 11-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA LOUSÃ (ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ) JUNTO DA TURMA B DO 9º NO ANO LETIVO DE 2014/2015
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino Básico de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra, insere-se a unidade curricular Estágio Pedagógico (2014/2015) que contempla a realização de um relatório de estágio. Este documento adopta assim como um requisito para a conclusão do Estágio Pedagógico e,consequentemente, uma etapa da nossa formação, que vai permitir concluir o segundo ciclo de estudos, alcançando assim o grau de Mestre da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O fim do estágio pedagógico assinala a transição do aluno para o início da sua vida profissional como futuro docente. É quando este tem o primeiro contato com a realidade pedagógica, podendo pôr em prática todas as aprendizagens que adquiriu ao longo deste percurso.O presente documento relata a intervenção pedagógica desenvolvida na Escola Secundária da Lousã com a turma B do 9ºano de escolaridade, a sua contextualização e uma análise reflexiva do trabalho desenvolvido. Sendo assim, este relatório encontra-se estruturado em três partes, a primeira contempla a contextualização da prática desenvolvida, na segunda é feita uma análise reflexiva de todo o processo e na terceira é desenvolvido um tema de uma forma mais aprofundada, neste caso, “A Perceção de Esforço nas aulas de Educação Física – diferenciação entre géneros". Este tema problema permitirá observar se existe uma perceção de esforço diferente entre os diferentes géneros e se de algum modo o professor poderá retirar informações significativas dos dados recolhidos.
Within the Master in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level from the University of Coimbra, in which the Pedagogic Internship (2014/2015) is held as part of the course, aiming for the development of an internship report.Then it is assumed as a requirement for completion of the Teacher Training and hence a goal of our training, which will enable us to complete the second cycle of studies, obtaining the degree of Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. The end of this pedagogic internship marks the transition of the student into the beginning of his professional career as a future teacher. At the same time, it is when the student has his first approach with the pedagogical environment, being then able to put into practice all the learnings that were acquired during the course. The present paper, reports the pedagogical intervention developed at the Lousã Secondary School and carried out with the class B of the 9th grade. Furthermore, the paper approaches the context that the teacher was exposed to and the reflective analysis of the work developed. The Report is structured in three main parts: the first part, consists in the contextualization of the developed practice; the second part, is focused on the reflexive analysis of how the whole process is made and finally the third part, concentrates into the development of a theme in a more in-depth form, which was the following one: "The Perception of Effort in Physical Education classes - gender differences".
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado Em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93450
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Relatório-Estágio-2019-Paulo-Bio.docx.pdf1.2 MBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

42
Visto em 26/mar/2024

Downloads

5
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons