Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93394
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
dc.contributor.authorAfonso, José Isac Gomes-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:03:18Z-
dc.date.available2021-03-10T23:03:18Z-
dc.date.issued2019-10-03-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93394-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractCultural plurality represents a theme, increasingly evident within contemporary societies. The varied systems and lifestyles that make up the population of our planet manifest this, through various dynamics that will seek to be developed and cemented throughout this report. In this sense, the primordial goal will be the deepening of knowledge inherent in the different cultural systems in force in the countless collectivities that occupy the universe of which we are part. To this end, I have chosen to subdivide this whole set of reflections into three guiding components of all the information to be addressed in the course of this writing, assuming these a central role in relation to the objectives and results to be achieved.With regard to the first target element of analysis, in this case the establishment of education attended, as an intern teacher of Geography of basic education, the main objective is to contextualize it, extolling certain aspects that seem worthy of mention, in view of its dynamics and characteristics.The second stage, contrary to the first, will be more focused on scientific knowledge, and on the development of reasoning and geographic content, related to the content “Cultural Diversity”, with the aim of establishing procedures and cognitive arguments based on concepts such as territorial identity, multiculturalism, religion, ethnicity, language, culture, among others, debating them and enumerating various aspects that are intrinsic to them.With regard to the third component, it should acquire a distinct character, more focused on the analysis and application of didactic strategies, namely the transposition of everyday life into geographical teaching. In this way, an analogy willbe established between football and geography, seeking to create a symbiosis that brings together the various elements that these two areas encompass. The way in which they relate, the advantages of their connection, the results of their application in a didactic experience designed to elevate students' learning and some lessons that may somehow justify the use of this planning, showing their success for the processes of teaching and learning.eng
dc.description.abstractA pluralidade cultural representa uma temática cada vez mais patente no interior das sociedades contemporâneas. Os variados sistemas e estilos de vida que compõem a população do nosso planeta manifestam isso mesmo, através de diversas dinâmicas que serão desenvolvidas e cimentadas ao longo deste relatório. Nesse sentido, a meta primordial será o aprofundamento de conhecimentos inerentes aos diferentes sistemas culturais vigentes nas inúmeras coletividades que ocupam o universo do qual formarmos parte. Para tal, optei por subdividir todo este conjunto de reflexões em três componentes orientadoras de toda a informação a abordar, no decurso desta redação, assumindo estas um papel central relativamente aos objetivos e resultados que se pretendem atingir.Com relação ao primeiro elemento alvo de análise, o estabelecimento de ensino frequentado, enquanto professor estagiário de Geografia do ensino básico, o objetivo central passa por contextualizar o mesmo, exaltando determinados aspetos que me parecem dignos de menção, face às suas dinâmicas e caraterísticas.A segunda etapa, estará mais voltada para o conhecimento científico e para o desenvolvimento de raciocínios e de conteúdo geográfico, relacionados com o conteúdo “Diversidade Cultural”, com o objetivo de se estabelecerem procedimentos e argumentações cognitivas assentes em conceitos como a identidade territorial, multiculturalismo, religião, etnia, idioma, cultura, entre outros, debatendo-os e enumerando diversos aspetos que lhes estão intrínsecos.No que diz respeito à terceira componente, esta deverá adquirir um caráter distinto, mais focado na análise e na aplicação de estratégias didáticas, nomeadamente na transposição do quotidiano para o ensino geográfico. Deste modo, estabelece-se uma analogia entre o futebol e a geografia, procurando a criação de uma simbiose que reúna os variados elementos que estas duas áreas abrangem, o modo como se relacionam, as vantagens da sua ligação, os resultados da sua aplicação numa experiência didática destinada a elevar a aprendizagem dos estudantes e algumasilações que, de alguma forma, possam justificar a utilização deste planeamento, evidenciando o seu sucesso para os processos de ensino e aprendizagem.por
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectCulturalpor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectCulturaleng
dc.subjectDidacticeng
dc.subjectFootballeng
dc.titleA Diversidade Cultural no Futebol: Aplicação Didática na Aula de Geografiapor
dc.title.alternativeCultural Diversity in Football: Didactic Application in Geography lessoneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationColégio de São Teotónio, Coimbra-
degois.publication.titleA Diversidade Cultural no Futebol: Aplicação Didática na Aula de Geografiapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202385868-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAfonso, José Isac Gomes::0000-0002-3496-7610-
uc.degree.classification12-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.degree.elementojuriCastro, Miguel José Sardica Garcia de-
uc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8665-4459-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
JoseAfonso_versaofinal.pdf4.17 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons