Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93393
Título: As Bibliotecas Académicas e a Inclusão Social: Estudo de Caso da Biblioteca Norte|Sul do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Outros títulos: Academic Libraries an Social Inclusion: A Case Study of the North|South Library of the Center for Social Studies of the University of Coimbra
Autor: Lima, Inês Alexandra Sequeira
Orientador: Marques, Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso
Palavras-chave: Inclusão social; Bibliotecas académicas; Multiculturalismo; Diversidade étnica e social; Marketing de Bibliotecas; Social Inclusion; Academic Libraries; Multiculturalism; Ethnic and Social Diversity; Library Marketing
Data: 30-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: As Bibliotecas Académicas e a Inclusão Social: Estudo de Caso da Biblioteca Norte|Sul do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: A inclusão social é um tema amplamente discutido no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, pelo que é central abrir espaço à investigação, ao debate e ao diálogo em torno deste fenómeno no contexto da Ciência da Informação. Assim, as bibliotecas académicas, pela diversidade étnica e social dos seus estudantes, devem ter em conta o que concerne à prestação de serviços que se adequem a uma comunidade académica com uma enorme diversidade social, intercultural e interlinguística. Neste sentido, é relevante explorar as que ações são levadas a cabo para a facilitação da inclusão e da integração social nestes espaços. O que pretendemos com este estudo é entender qual é o papel das bibliotecas académicas neste domínio. Escolhemos estudar a Biblioteca Norte|Sul (BNS), que funciona no espaço académico do Pólo I da Universidade de Coimbra e que pertence a uma Unidade de Investigação & Desenvolvimento Científico: O Centro de Estudos Sociais (CES). O objetivo principal deste estudo foi compreender, se nesta biblioteca existem, ou não, ações e intervenções que remetam para a preocupação com as questões da inclusão social. A nossa amostra incluiu apenas a comunidade estudantil brasileira, constituída por doutorandos e pós-doutorados em formação no CES. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, através de um estudo caso e de uma revisão de literatura. Para o nosso estudo caso, aplicámos um questionário ao Bibliotecário e à Bibliotecária Responsável, tendo sido também criado um questionário adequado aos/às estudantes participantes, de acordo com a amostra selecionada. Através dos relatos apresentados e das vivências descritas nas respostas aos questionários, percebemos que a biblioteca, em todos os momentos da sua interação com a população que a frequenta, deve fazer um esforço para conhecer os contextos culturais e sociais dos/as utilizadores/as, particularmente da população em mobilidade, e, de acordo com as suas necessidades, oferecer serviços que manifestem a compreensão e a vontade de acolher estes/as utilizadores/as. O estudo de caso assinalado e a elaboração deste trabalho permitiram concluir que é necessário investigar, discutir, avaliar, mobilizar e implementar um conjunto de serviços que tenham em consideração a multiculturalidade da comunidade académica existente. No caso das bibliotecas da Universidade de Coimbra, há ainda algum “trabalho a fazer”, uma vez que a maioria dos/as participantes no nosso estudo, referiu que, à exceção de alguns espaços específicos, os serviços das bibliotecas devem adaptar-se a um contexto académico muito particular, através de formação que contemple o entendimento dos fatores que levam à inclusão e à integração social dos/as alunos/as e/ou investigadores/as estrangeiros/as, para assim, quebrarem as barreiras que interferem na sua vida emocional e que comprometem, substancialmente, os seus objetivos.
Social inclusion is a topic widely discussed in the Social Sciences and Humanities, therefore it is fundamental to lead the way to research, debate and dialogue about this phenomenon in Information Science. Accordingly, academic libraries, due to the ethnic and social diversity of their students, should consider the provision of services that are suitable to an academic community with an enormous social, intercultural and interlinguistic diversity. In this regard, it is important to explore what actions are undertaken to facilitate social inclusion and integration, in these spaces. With this study, we intend to understand the role of academic libraries in this context. We chose to study the North-South Library (BNS), which operates in the academic space of Pole I of the University of Coimbra and is a part of the Centre for Social Studies (CES), a Research & Scientific Development Unit. The main objective of this study was to understand, whether or not this library comprises actions and interventions concerning social inclusion issues. Our sample included only the Brazilian student community, consisting of doctoral and post-doctoral students in training at CES. In methodological terms, we chose the qualitative approach of an exploratory nature, through a case study and a literature review. For our case study, we applied a questionnaire to the Librarian and the Responsible Librarian, and, according to the selected sample, an appropriate questionnaire was also created and applied to the students participating in the study. Through the accounts given and the experiences described in the answers to the questionnaires, we realize that, the library, at all times of its interaction with the people who use it, must try to know the cultural and social backgrounds of these users, particularly the mobile population, and, according to their needs, offer services that express the understanding and willingness to welcome these users. The case study and the making of this work led to the conclusion that, it is necessary to investigate, discuss, evaluate, mobilize and implement a set of services which must take into consideration the multiculturalism of the existing academic community. In the case of the libraries of the University of Coimbra, there is still some "work to be done", since most of the participants in our study mentioned that, with the exception of some specific spaces, the library services should be adapted to a very particular academic context, through training that contemplates the understanding of the factors that lead to the inclusion and social integration of foreign students and/or researchers, in order to break the barriers that, interfere in their emotional life and that substantially compromise their objectives.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93393
Direitos: openAccess
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