Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93392
Título: O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
Outros títulos: The role of questionnaires in reading comprehension
Autor: Valente, Catarina Vieira
Orientador: Loureiro, Ana Paula Oliveira
Palavras-chave: compreensão de leitura; estratégias para a compreensão de leitura; estratégia 3 - questionamento; questionários de leitura; reading comprehension; strategies for reading comprehension; strategy 3 – questioning; reading questionnaires
Data: 11-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e resulta, principalmente, numa descrição e narração de todas as etapas percorridas durante o estágio pedagógico supervisionado realizado na Escola Secundária Martinho Árias, em Soure. Primeiramente, faz uma breve apresentação do contexto socioeducativo da escola e em seguida expõe as expectativas iniciais relativas ao estágio pedagógico e uma descrição de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem, tais como: as aulas, as dificuldades encontradas na preparação das aulas, bem como todas as atividades letivas e extraletivas realizadas na comunidade educativa. A segunda parte do relatório, que corresponde à componente monográfica, descreve um trabalho de investigação, numa turma do décimo ano, sobre o papel dos questionários na compreensão de leitura. Este trabalho teve como objetivo desenvolver nos alunos a autoconsciência sobre a compreensão de leitura e suas estratégias. Nesse sentido, foi criado um conjunto de quatro atividades com o objetivo de envolver os alunos no processo concreto de construção de atividades, confrontar os alunos com a complexidade e diversidade das questões e envolver ativamente os alunos no processo concreto de elaboração de Questionários de Leitura. Em suma, toda a investigação teve o objetivo de consciencializar os alunos para o processo da compreensão de leitura, para a importância das atividades de compreensão de leitura, nomeadamente os chamados Questionários de Leitura e para a importância da sua participação neste processo.
This report arises under the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education and results, essentially, in a description and narration of all the stages taken during the supervised pedagogical internship held at Martinho Arias Secondary School in Soure.Firstly, it gives a brief presentation of the socio-educational context of the school and then presents the initial expectations regarding the pedagogical internship and a description of all the activities developed during the school year, namely the teaching-learning activities, such as: classes, the difficulties encountered in preparing the classes, as well as all extracurricular activities conducted in the educational community.The second part of the report, which corresponds to the monographic component, describes a research work on the role of questionnaires in reading comprehension. This work aimed to develop students' self-awareness about reading comprehension and its strategies. In this sense, a set of four activities was created with the objective of involving students in the concrete process of building activities, confronting students with the complexity and diversity of the questions and actively involving students in the concrete process of preparing Reading Questionnaires. In short, all the research aimed to make students aware of the reading comprehension process, the importance of reading comprehension activities, namely the so-called Reading Questionnaires and the importance of their participation in this process.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93392
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Catarina Valente_versaofinal.pdf9.36 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

231
Visto em 16/abr/2024

Downloads

162
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons