Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93380
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dc.contributor.advisorMoreira, Claudete Carla Oliveira-
dc.contributor.authorSousa, Raquel Simões Almeida Gomes de-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:03:05Z-
dc.date.available2021-03-10T23:03:05Z-
dc.date.issued2019-10-17-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93380-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO turismo de negócios tem vindo a tornar-se um dos segmentos com maior relevo no panorama turístico. Sendo a cidade do Porto uma região cada vez mais em voga, algo de uma atenção considerável no panorama internacional, o presente relatório de estágio propõe juntar estas duas componentes e explorar o turismo de negócios na cidade do Porto. Uma vez que a cidade do Porto está inserida na Área Metropolitana do Porto, esta não poderia ficar à margem deste estudo.Neste contexto, uma primeira parte é dedicada à abordagem dos conceitos de turismo de negócios e de eventos de negócios e dos principais benefícios deste segmento. Uma segunda parte tem que ver com os elementos de gestão estratégica de um destino turístico, como o conceito de destino turístico, a marca, o ciclo de vida de um destino e os fatores que o tornam atrativo, satisfazendo os visitantes e fazendo com que estes retornem ao mesmo. Também se abordam as organizações de gestão e marketing dos destinos – Convention & Visitors Bureau – em particular, a Associação de Turismo do Porto (local onde foi realizada a componente de estágio do presente relatório), assim como a importância que o Turismo de negócios adquire para Portugal, analisando a posição da cidade do Porto no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA).A terceira parte, com um cariz mais prático, diz respeito ao estudo do destino, Porto e área metropolitana, da perspetiva da procura, que inclui a caracterização do turista de negócios e da oferta, com uma análise comparativa entre os espaços que recebem eventos de grande relevo na região. Aqui evidenciam-se as potencialidades turísticas e as infraestruturas e equipamentos, que propiciam o desenvolvimento do turismo de negócios neste destino.Para este relatório foram realizadas entrevistas a players de destaque no turismo de negócios do Porto e área metropolitana para perceber o relevo deste segmento na região e se a região se revela competitiva para este segmento. A última parte está reservada às conclusões obtidas a longo da investigação, discutindo também as dificuldades encontradas e sugestões de investigações futuras.Com esta investigação pretende-se contribuir para um melhor entendimento do turismo de negócios, em particular na região do Porto e área metropolitana. De facto, este é o primeiro estudo da temática que se foca na região da área metropolitana, sendo que os estudos já existentes, ainda que escassos, versam apenas a cidade do Porto, ignorando as potencialidades do território em volta. Pretende-se, assim, esbater esta tendência e incentivar futuros estudos nesta área que abranjam, de uma forma mais completa, este território.por
dc.description.abstractBusiness tourism has become one of the most prominent segments in the tourism landscape. As the city of Porto is an increasingly popular region, something of considerable attention on the international scene, this internship report proposes to combine these two components and explore business tourism in OPorto. Since the city of Porto is inserted in the Porto Metropolitan Area, it could not be excluded from this study. In this context, a first part is devoted to addressing the concepts of business tourism and business events and the key benefits of this segment. A second part has to do with the strategic management elements of a tourist destination, such as the concept of tourist destination, the brand, the life cycle of a destination, and the factors that make it attractive, satisfying visitors and making them want to return to it. Destination management and marketing organizations - Convention & Visitors Bureau - are also addressed, in particular, Porto Convention & Visitors Bureau (where the internship component of this report was held), as well as the importance that business tourism acquires in Portugal, analyzing the position of Porto in the ranking of the International Congress and Convention Association (ICCA).The third part, with a more practical nature, concerns the study of the destination, Oporto and metropolitan area, from the demand perspective, which includes the characterization of the business tourist and the offer, with a comparative analysis between the spaces that receive business events. great relief in the region. Here we highlight the tourism potential and the infrastructures and equipment, which enable the development of business tourism in this destination. For this report interviews were conducted with prominent players in business tourism in Porto and the metropolitan area to understand the relevance of this segment in the region and if the region proves to be competitive for this segment. The last part is reserved for the conclusions obtained throughout the investigation, also discussing the difficulties encountered and suggestions for future investigations. This research aims to contribute to a better understanding of business tourism, particularly in the OPorto region and metropolitan area. In fact, this is the first study of the theme that focuses on the region of the metropolitan area, as the existing studies, although scarce, only deal with the city of OPorto, ignoring the potential of the surrounding territory. This is intended to dampen this trend and to encourage further studies in this area which cover this territory more fully.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectturismo de negóciospor
dc.subjectgestão estratégicapor
dc.subjectdestino turísticopor
dc.subjectconvention & visitors bureaupor
dc.subjectvenuespor
dc.subjectbusiness tourismeng
dc.subjectstrategic managementeng
dc.subjecttourist destinationeng
dc.subjectconvention & visitors bureaueng
dc.subjectvenueseng
dc.titleTurismo de negócios. Estudo de caso das meeting facilities da cidade do Porto e área metropolitanapor
dc.title.alternativeBusiness tourism. Case study of the meeting facilities of OPorto and it's metropolitan areaeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleTurismo de negócios. Estudo de caso das meeting facilities da cidade do Porto e área metropolitanapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202386040-
thesis.degree.disciplineGeografia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Turismo, Território e Patrimónios-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSousa, Raquel Simões Almeida Gomes de::0000-0002-8888-9654-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriTomás, Paulo Manuel de Carvalho-
uc.degree.elementojuriFerreira, Carlos Manuel Batista Cardoso-
uc.degree.elementojuriMoreira, Claudete Carla Oliveira-
uc.contributor.advisorMoreira, Claudete Carla Oliveira::0000-0002-9188-191X-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9188-191X-
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