Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93375
Título: Riverdance: Heritage and the Construction of Irish Identity
Outros títulos: Riverdance: Património e a Construção da Identidade Irlandesa
Autor: Freitas, Filipe Manuel Barata Sousa de
Orientador: Matos, Jacinta Maria Cunha da Rosa
Palavras-chave: Indústria do Património; Riverdance; Identidade irlandesa; Música e dança irlandesas; The Gaelic League; Heritage Industry; Riverdance; Irish identity; Irish music and dance; The Gaelic League
Data: 30-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Riverdance: Heritage and the Construction of Irish Identity
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Among the many European nations, the ‘Celtic Tiger’ era became a prime example of economic success, Ireland being its orchestrator. As a member of the European Union and as a free nation with a burgeoning economy, Ireland was prepared to create a new identity for itself following decades of economic recession and social issues. Riverdance, originally a seven-minute interval act performed in the 1994 Eurovision Song Contest would enjoy immediate success, becoming an unparalleled cultural phenomenon and a beacon of Irish culture to the world, spawning a ‘craze’ for Irish dance and culture as well as showcasing an Ireland that had successfully made its way into the modern age while remaining ever mindful of its tradition. The huge success of this act turned full show would, however, raise some questions on lack of authenticity and invention of tradition which Riverdance seemingly thrives of. In this thesis, we will be will be taking a look at what defines the heritage industry and the circumstances, both historical and cultural, which allowed Riverdance to become such a successful enterprise at the height of the Celtic Tiger years, of which the Irish diaspora will prove to be an important contributor. Equally important to the show’s success were its inventive and clever components and some degree of cultural hybridity with recognizable Irish overtones. Not only will we analyse Riverdance as piece of the heritage industry, but also how successful it was in its mission to bringing a positive and modern view of Ireland to the rest of the world.
Entre as muitas nações europeias, a era do ‘Celtic Tiger' tornou-se um excelente exemplo de sucesso económico, sendo a Irlanda o seu orquestrador. Como membro da União Europeia e como nação livre com uma economia florescente, a Irlanda estava preparada para criar uma nova identidade para si mesma após décadas de recessão econômica e problemas sociais. Riverdance, originalmente um entreato de sete minutos, realizado no Festival da Eurovisão 1994, teria um sucesso imediato, tornando-se um fenómeno cultural ímpar e um bastião da cultura irlandesa para o mundo, gerando uma mania pela dança e cultura irlandesas, além de mostrar uma Irlanda. que havia conseguido entrar na era moderna, mantendo-se sempre atento à sua tradição. No entanto, o enorme sucesso desse ato, que se tornara espetáculo completo, levantaria algumas questões sobre a falta de autenticidade e invenção da tradição da qual Riverdance parece prosperar. Nesta tese, examinaremos o que define a indústria do patrimônio e as circunstâncias, históricas e culturais, que permitiram a Riverdance tornar-se uma empresa tão bem-sucedida no auge dos anos do Celtic Tiger, dos quais a diáspora irlandesa provará ser um colaborador importante. Igualmente importantes para o sucesso do espetáculo foram os seus componentes inventivos e inteligentes e um certo grau de hibridez cultural com conotações irlandesas reconhecíveis. Não analisaremos o Riverdance apenas como sendo parte da indústria do património, mas também a forma como foi bem-sucedido na sua missão de trazer uma visão positiva e moderna da Irlanda para o resto do mundo.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93375
Direitos: openAccess
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