Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93359
Title: Recursos digitais para o desenvolvimento do léxico de aprendentes de PLNM – nível A1. Âmbito temático do vestuário, calçado e acessórios
Other Titles: Digital resources for the lexical development of A1 level learners of Portuguese as a non-native language: clothing, footwear and accessories.
Authors: Torre, Maria Paz Candela de La
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Keywords: Português Língua Não Materna; Léxico; Ensino; Aquisição; TIC, Anki; Portuguese as Non-Native Language; Lexicon; Teaching; Acquisition; ICT, Anki
Issue Date: 2-Oct-2019
Serial title, monograph or event: Recursos digitais para o desenvolvimento do léxico de aprendentes de PLNM – nível A1. Âmbito temático do vestuário, calçado e acessórios
Place of publication or event: Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra
Abstract: Recursos digitais para o desenvolvimento do léxico de aprendentes de PLNM – nível A1. Âmbito temático do vestuário, calçado e acessórios.O presente projeto tem como objetivo principal a criação de material didático através do qual aprendentes de níveis iniciais sejam capazes de adquirir léxico básico do português europeu, nomeadamente no âmbito temático do vestuário, calçado e acessórios. Com este objetivo, foram criados recursos digitais a partir da aplicação Anki. A opção por uma feramenta informática, acessível a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, procurou corresponder às necessidades dos aprendentes atuais de português língua não materna (PLNM), permitindo-lhes uma aprendizagem autónoma, sem constrangimentos temporais e espaciais.Para combinar estas duas vertentes, o ensino do léxico e o uso das TIC, reviram-se as investigações feitas sobre o ensino do léxico de línguas estrangeiras e o uso das TIC. Depois, a atenção centrou-se no desenvolvimento da atividade proposta para este projeto, que consistiu na criação de um conjunto de baralhos de cartões virtuais, de duas faces, com informações relevantes para o conhecimento lexical dos aprendentes de PLNM do nível A1. Neste sentido, foram ponderados os critérios de escolha do léxico a trabalhar, o tipo de informações a incluir nas duas faces de cada cartão e, por último, as potencialidades de desenvolvimento dos recursos criados em possíveis atividades futuras. Este trabalho está dividido em três partes. A primeira é o enquadramento teórico onde é sumariamente revista investigação sobre a aprendizagem do léxico nas línguas estrangeiras. Na segunda parte é explicada de maneira detalhada a metodologia que foi seguida para a elaboração do projeto propriamente dito. Dentro desta será explicado o léxico escolhido, a aplicação com a qual se trabalhou e como foi elaborada a atividade passo por passo. O produto final é descrito na terceira parte.
Digital resources for the development of the PLNM learner lexicon - level A1. Thematic scope of clothing, footwear and accessories.This project has as its main objective the development of teaching material through which beginner learners are able to acquire basic lexicon of European Portuguese, namely in the thematic scope of clothing, footwear and accessories. For this purpose, digital resources were created using the Anki application. The choice of a computer tool, accessible from any Internet-enabled device, sought to meet the needs of today's non-native language Portuguese learners (PNNL), enabling them to learn independently without temporal and spatial constraints.To combine these two strands, the teaching of the lexicon and the use of ICT, research on the teaching of the lexicon of foreign languages and the use of ICT was reviewed, followed by the development of the proposed activity for this project, a set of double-sided virtual card decks with relevant information for the lexical knowledge of level A1 PNNL learners. To this end we considered the criteria for choosing the lexicon, the type of information to include on both sides of each card and, finally, the potential of the resources created in the development of future activities.This project is divided into three parts. The first is the theoretical framework where research on lexicon learning in foreign languages is briefly reviewed. The second part is detailed explanation of the methodology that was followed for the development of the project itself, namely the criteria for lexicon selection, the description of the Anki application and how the activity was elaborated step by step. The final product is described in the third part.
Description: Trabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93359
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MariaTorre_versaofinal.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

423
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

211
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons